Património - Visitas
Circuitos pelo Património de Loures
Rota Histórica das Linhas de Torres
As Linhas de Torres Vedras foram um sistema militar defensivo, erguido a norte de Lisboa, entre 1809 e 1810, construídas no mais profundo secretismo. Esta estratégia de defesa consistiu em fortificar pontos colocados no topo de colinas, para controlar os caminhos de acesso à capital de Portugal, reforçando os obstáculos naturais do terreno. Este sistema, constituído por três linhas defensivas, estendia-se entre o oceano Atlântico e o rio Tejo, por mais de 85 km e contava com 152 obras militares, armadas com 600 peças de artilharia e defendidas por cerca de 140 000 homens, tornando-se no sistema de defesa mais eficaz, mas também o mais barato da história militar.
Pode aceder AQUI
Disponibilizam-se dois circuitos:
Circuito 1:
Visita aos Fortes da Serra de Alrota
Com ponto de partida no Centro de Interpretação das Linhas de Torres, em Bucelas, iremos conhecer os Fortes da Serra de Alrota. Estas duas estruturas militares vão mostrar-nos a lógica de construção das Linhas e como funcionava este sistema defensivo único no mundo.
Duração: ½ dia
Circuito 2:
Visita aos Fortes da Serra de Alrota e ao Forte do Alqueidão
Com ponto de partida no Centro de Interpretação das Linhas de Torres, em Bucelas, iremos conhecer os Fortes da Serra de Alrota. Estas duas estruturas militares vão mostrar-nos a lógica de construção das Linhas e como funcionava este sistema defensivo único no mundo. De Loures seguiremos para o concelho de Sobral de Monte Agraço para almoçar no Centro de Apoio ao Visitante e subir pela Estrada Militar até ao Forte do Alqueidão, um dos mais imponentes das Linhas.
Duração: 1 dia
> Público alvo: do 6º ano ao Secundário (o conteúdo da visita é adaptado ao grau de ensino)
> Contacto para informação/inscrição:
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DAS LINHAS DE TORRES
Rua D. Afonso Henriques, 2 e 4 (EN 16) | 2670-637 Bucelas
Telemóvel: 932 054 642
Endereço eletrónico: linhasdetorres_bucelas@cm-loures.pt
Clique para a página seguinte

regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)