Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

 

EDUCAÇÃO NO CENTRO

O papel das bibliotecas escolares na era do "deepfake"

O papel_bibliotecas escolares na era do deepfake_1

Realizou-se, ontem, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, um encontro subordinado ao tema “O papel das bibliotecas escolares: a arte de questionar na era do "deepfake".

O papel_bibliotecas escolares na era do deepfake_2

O papel_bibliotecas escolares na era do deepfake_3

O papel_bibliotecas escolares na era do deepfake_4

A iniciativa contou com a participação de diversos especialistas em informação e literacia digital, professores, filósofos e bibliotecários, que se reuniram para debater o papel das bibliotecas escolares enquanto espaço de diálogo democrático, onde os alunos podem confrontar ideias, refletir sobre múltiplos pontos de vista e aprofundar o seu conhecimento por meio do questionamento contínuo.

Num mundo cada vez mais digital, a proliferação de conteúdos manipulados, como os "deepfakes" (imagens, vídeos ou gravações de áudio falsos), exige, de acordo com os especialistas, que os alunos desenvolvam competências para analisar e validar fontes de informação. A biblioteca escolar tem, desta forma, um papel insubstituível na formação do pensamento crítico dos alunos.

O programa incluiu, ainda, a apresentação de alguns dos jornais escolares existentes em Loures, bem como oficinas práticas e a exposição interativa Arbor – Árvore das Letras, que estará patente na biblioteca até 28 de novembro.



29-10-2025


regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)