Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

 

PARQUE ESCOLAR

Apresentação do projeto de execução da nova Escola Básica de Frielas

Apresentação_proj_exec_nova EB Frielas_1

Foi apresentado o projeto de execução da nova Escola Básica de Frielas, uma aspiração antiga da população daquela freguesia e que vai avançar no início de setembro, aquando o lançamento do concurso público na plataforma Vortal, num investimento estimado em cerca de cinco milhões de euros.

  • Apresentação_proj_exec_nova EB Frielas_2
  • Apresentação_proj_exec_nova EB Frielas_3
  • Apresentação_proj_exec_nova EB Frielas_4
  • Apresentação_proj_exec_nova EB Frielas_5

O desenvolvimento do projeto, com uma área total de 6.072,39 m², considerou, desde o início, a premissa de uma execução faseada, prevendo duas fases distintas de obra. A concretização da intervenção requer, além da aprovação do projeto, a expropriação de uma área total de 4.223,48 m² de terrenos privados adjacentes ao atual estabelecimento escolar.

O projeto de execução está estruturado em duas fases principais, com a criação de três blocos distintos. Na Fase 1, será construído um edifício de dois pisos, que acolherá as valências da nova Escola Básica (EB) e do Jardim de Infância (JI). No piso inferior, será edificado o jardim de infância, com duas salas de atividades, instalações sanitárias de apoio, refeitório e uma sala polivalente para diferentes atividades. Já no piso superior, será construída a escola básica, que contemplará cinco salas de aula e instalações sanitárias de apoio.

A Biblioteca do futuro equipamento escolar de Frielas vai nascer no edifício atual da escola, resultado da reconversão que será feita naquele espaço. A nova biblioteca será integrada a um corpo de ligação ao novo edifício EB/JI e estará acessível à comunidade fora do horário escolar.

Já na Fase 2 da obra será construído o Polidesportivo, uma estrutura independente do bloco principal, equipada com balneários de apoio, e que foi projetada para permitir o uso partilhado com a comunidade exterior, sem interferência no funcionamento regular da escola.

Além dos blocos edificados, o logradouro da nova Escola Básica de Frielas será tratado para garantir a permanência e segurança das crianças, com zonas cobertas para atividades ao ar livre.



regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)