PARQUE ESCOLAR
Lançamento da obra de qualificação da Escola Básica do Zambujal

Realizou-se no passado dia 28 de maio o lançamento da obra de requalificação da Escola Básica do Zambujal, que irá ser alvo de uma remodelação profunda e ampliação com o objetivo de melhorar as condições do atual parque escolar.
A intervenção abrange a renovação de infraestruturas internas, nomeadamente a remodelação da cozinha, das instalações sanitárias e a criação de uma sala de adultos no primeiro andar do bloco de aulas. Os espaços exteriores também serão alvo de melhorias significativas, incluindo a colocação de uma cobertura no jardim de infância e a ampliação da área desportiva com novo equipamento adaptado à atividade física e acesso autónomo ao campo de jogos.
O projeto contempla também a reorganização dos espaços do bloco de ginásio e dos blocos de aulas, com destaque para a adaptação das instalações sanitárias. Após a conclusão da intervenção, a escola contará com duas salas de Educação Pré-Escolar e quatro salas destinadas ao 1.º ciclo do Ensino Básico.
Com um investimento total de 2,5 milhões de euros, a obra conta com financiamento de meio milhão de euros pelo fundo Lisboa 2030, sendo os restantes dois milhões assegurados pela Câmara Municipal de Loures. Os trabalhos, iniciados este mês, têm um prazo de execução previsto de 180 dias.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, considerou que este é mais um passo para concretizar um objetivo traçado no início de mandato, que é garantir a dignidade da escola pública “que as crianças e o pessoal não docente têm a obrigação de ter”. Ricardo Leão sublinhou ainda que “essa dignidade na escola pública infelizmente ainda não está assegurada nem em todo o parque escolar do nosso concelho. Isso é um desafio enorme que nós devemos continuar a fazer para que essa dignidade possa haver.”
Mafalda Pires, coordenadora da Escola Básica do Zambujal, evidenciou a importância da intervenção: “As obras que hoje celebramos representam mais do que a simples renovação do edifício, representam o cumprimento de uma promessa há muito esperada por toda a comunidade escolar. Eram obras necessárias que agora finalmente se tornam realidade, trazendo melhores condições para ensinar, e crescer.”
Também Fernando Martins, presidente da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de São Julião do Tojal, parceira na obtenção de melhores condições para os alunos da escola, sublinhou a importância do momento: “É um privilégio estar aqui hoje a presenciar finalmente a requalificação da Escola do Zambujal. Vamos ficar de facto com uma escola maravilhosa. As crianças merecem e a população merece.”
A cerimónia simbólica de colocação do primeiro tijolo contou ainda com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, do vereador Gonçalo Caroço, do presidente da União de Freguesias de Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal, João Florindo, e da diretora do Agrupamento de Escolas João Villaret, Paula Natálio.
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)