PARQUE ESCOLAR
Requalificação da Escola Básica Maria Veleda em curso

Realizou-se no passado dia 23 de maio o lançamento da obra de requalificação da Escola Básica Maria Veleda, em Santo António dos Cavaleiros. O novo equipamento escolar conta com um investimento de cerca de 7,3 milhões de euros apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na cerimónia, o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, frisou o “investimento único no parque escolar”, por parte Autarquia. “Enquanto houver escolas no concelho onde se passa frio e onde chove lá dentro, não posso descansar. Temos de ter um parque escolar digno”, referiu.
Ricardo Leão recordou que durante o processo de requalificação da escola Maria Veleda “houve um conjunto de dificuldades que fomos ultrapassando”, entre elas, o facto de o projeto “não contemplar um pavilhão desportivo”.
“Na altura, ou nós atrasávamos o processo e esperávamos por um novo aviso e refazíamos o projeto, incluindo o pavilhão, ou avançávamos assim mesmo. Decidimos avançar”, disse Ricardo Leão. “Por isso, adianto, desde já, que estamos a iniciar o processo de contratação do projeto para a construção do pavilhão desportivo. É algo que nós vamos fazer após a finalização desta obra”, assumiu o autarca.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Jorge Silva, considerou esta requalificação “mais do que merecida” para “restabelecer a dignidade do ensino de quem aqui todos os dias leciona”.
A intervenção na escola Maria Veleda, que terá a duração de cerca de um ano, tem como objetivo melhorar as condições gerais dos edifícios existentes, tal como do recinto exterior.
A obra terá em conta a eliminação de patologias, a reorganização espacial, a beneficiação dos pavimentos, o aumento das áreas cobertas e a instalação de equipamentos que promovem a acessibilidade e a inclusão.
Na fase final da intervenção será realizada a reabilitação do espaço de jogo, composto por dois campos cobertos e respetivos balneários. Um dos campos será equipado com um sistema fotovoltaico que permitirá uma produção anual estimada de 59.383 kWh de energia elétrica gratuita, contribuindo para a eficiência energética da escola.
Esta cerimónia contou com a presença da vice-presidente da Câmara de Loures, Sónia Paixão, dos vereadores Nelson Batista e Tiago Matias, da diretora do Agrupamento de Escolas José Afonso, Irene Louro, e da representante da Associação de Pais, Nádia Garcia.
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)