PARQUE ESCOLAR
Lançamento da obra de requalificação da Escola Básica Gaspar Correia

Realizou-se no passado dia 22 de maio a cerimónia de lançamento da obra de requalificação da Escola Gaspar Correia, na Portela, com a colocação simbólica do primeiro tijolo. A intervenção, com um investimento superior a 7,3 milhões de euros, vai abranger a renovação completa do complexo escolar, desde as estruturas e revestimentos às redes de águas e esgotos.
O projeto inclui ainda a reabilitação do Pavilhão Gimnodesportivo e a construção de um novo polidesportivo coberto, pensado para servir não só a escola, mas também a comunidade local.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, sublinhou que, “em todos os projetos que fazemos para as escolas novas, queremos ter um polidesportivo coberto, para que se possa também abrir para a comunidade local, isto porque é importante, atualmente, abrir a escola à população”.
O presidente da Câmara assinalou, ainda, que o Município vai investir “cerca de 600 mil euros só nos monoblocos”, uma solução que não estava prevista no projeto inicial. “A obra não ia deixar de avançar só por causa dos monoblocos”, afirmou. “Estamos aqui para continuar a trabalhar para a dignidade de que é a nossa escola pública”, acrescentou Ricardo Leão.
O presidente da União de Freguesias de Moscavide e Portela, Ricardo Lima, agradeceu o facto de a “obra estar finalmente em curso”, enquanto Nuno Reis, presidente da Direção do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, assinalou o simbolismo do momento, considerando-o “muito importante para a nossa comunidade escolar”.
A cerimónia contou também com a presença da vice-presidente da autarquia, Sónia Paixão, dos vereadores Nuno Dias, Nélson Batista, Vasco Touguinha e Gonçalo Caroço, da presidente da Assembleia Municipal de Loures, Susana Amador, e de uma representante da Associação de Pais da Escola Básica 2/3 Gaspar Correia. A conclusão da obra está prevista para março de 2026.
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)