Património
Rota Histórica das Linhas de Torres
As Linhas de Torres Vedras foram um sistema militar defensivo, erguido a norte de Lisboa, entre 1809 e 1810, construídas no mais profundo secretismo. Esta estratégia de defesa consistiu em fortificar pontos colocados no topo de colinas, para controlar os caminhos de acesso à capital de Portugal, reforçando os obstáculos naturais do terreno. Este sistema, constituído por três linhas defensivas, estendia-se entre o oceano Atlântico e o rio Tejo, por mais de 85 km e contava com 152 obras militares, armadas com 600 peças de artilharia e defendidas por cerca de 140 000 homens, tornando-se no sistema de defesa mais eficaz, mas também o mais barato da história militar.
Pode aceder AQUI
Disponibilizam-se dois circuitos:
Circuito 1:
Visita aos Fortes da Serra de Alrota
Com ponto de partida no Centro de Interpretação das Linhas de Torres, em Bucelas, iremos conhecer os Fortes da Serra de Alrota. Estas duas estruturas militares vão mostrar-nos a lógica de construção das Linhas e como funcionava este sistema defensivo único no mundo.
Duração: ½ dia
Circuito 2:
Visita aos Fortes da Serra de Alrota e ao Forte do Alqueidão
Com ponto de partida no Centro de Interpretação das Linhas de Torres, em Bucelas, iremos conhecer os Fortes da Serra de Alrota. Estas duas estruturas militares vão mostrar-nos a lógica de construção das Linhas e como funcionava este sistema defensivo único no mundo. De Loures seguiremos para o concelho de Sobral de Monte Agraço para almoçar no Centro de Apoio ao Visitante e subir pela Estrada Militar até ao Forte do Alqueidão, um dos mais imponentes das Linhas.
Duração: 1 dia
Rota Histórica das Linhas de Torres
Recursos Pedagógicos (para descarregar)
Envolver as crianças e os adultos, as famílias e as escolas no património das Linhas de Torres é o objetivo deste conjunto de recursos pedagógicos da Rota Histórica das Linhas de Torres. As atividades propostas pretendem dar a conhecer melhor este património histórico, fomentar o respeito pela salvaguarda e proteção dos sítios que fazem parte da nossa herança cultural e educar para a cidadania e para a integração social.
Caderno de Campo
https://www.rhlt.pt/wp-content/uploads/2022/11/RHLT_CadernoDeCampo-6.pdf
Maqueta Chapéu de Napoleão
https://www.rhlt.pt/wp-content/uploads/2022/11/RHLT_Kit-4.pdf
Livro
JEAN, JOÃO E JOHN - ESTRATÉGIAS E PERIPÉCIAS DAS LINHAS DE TORRES
Texto: Spira - Revitalização Patrimonial, Lda e Ricardo Henriques
Ilustração: André Letria
Design: Pato Lógico
Fichas pedagógicas
https://www.rhlt.pt/wp-content/uploads/2023/08/RHLT_Fichas_A4_Final.pdf
Centro de Interpretação das Linhas de Torres
Atividades Pedagógicas
“O Chapéu de Napoleão” - 1.º ciclo (1.º e 2.º ano)
Para contribuir para a construção do conceito de “tempo”, vamos olhar para uma régua do tempo e descobrir que o nosso octavô viveu no tempo de Napoleão.
Contamos a história "O Rei João e o Napoleão" e mostramos imagens de soldados do século XIX, realçando como as fardas eram elegantes e coloridas e os chapéus tinham várias formas.
Vamos decorar um chapéu para Napoleão?
EDUCAR PARA COOPERAR - A Rota Histórica das Linhas de Torres e a cidadania global
A Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz
Recurso pedagógico que visa a promoção da cidadania global, ligando temas como a guerra, a pobreza e as desigualdades sociais ao Património das Linhas de Torres.
Esta ferramenta, distinguida pela Direção-Geral de Educação como recurso pedagógico de Educação para o Desenvolvimento, está disponível em todos os Centros de Interpretação da RHLT e pode ser requisitada por todos os professores dos Municípios de Loures, Vila Franca de Xira, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Mafra e Arruda dos Vinhos.
Conheça os conteúdos da mochila. https://aidglobal.org/recursos-pedagogicos/
CONTACTOS
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DAS LINHAS DE TORRES, Rua D. Afonso Henriques, 2 e 4 (EN 16) | 2670-637 Bucelas.
Telemóvel: 932 054 642
Endereço eletrónico: linhasdetorres_bucelas@cm-loures.pt.
Clique para a página seguinte
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)