Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Refeições Escolares

A gestão do contrato de prestação de serviços de refeições escolares, pequeno almoço, lanches, refeições de adultos, piqueniques e kits descartáveis é realizada pela equipa da Ação Social Escolar resultando em visitas regulares às unidades educativas em articulação com os agrupamentos e coordenadores de escola, associações de pais e encarregados de educação e outros parceiros. No âmbito desta monitorização e acompanhamento dos refeitórios escolares a equipa técnica gere diariamente a encomenda de refeições, receciona e valida os mapas de controlo dos refeitórios e desloca-se à unidades educativas para verificação e controlo do serviço prestado.  Este trabalho de proximidade permite ainda referenciar situações passíveis de penalidade ao abrigo do caderno de encargos, de acordo com o nível de gravidade/ocorrência.

Todas as reclamações ou ocorrências são alvo de análise e encaminhadas para a empresa contratualizada quer ao nível da qualidade e quantidade da refeição quer ao nível da afetação de recursos humanos, num total de 56 refeitórios escolares.

 No entanto, estamos conscientes que não importa apenas a qualidade e variedade da alimentação, como também a sua preparação e confeção ser realizada de acordo com todos os princípios de higiene e segurança alimentar.

Este processo monitorização é também acompanhado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge para o regular controlo microbiológico das refeições e superfícies (loiças, utensílios e equipamentos), nos estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho, com a receção de relatórios periódicos.

 Uma das grandes preocupações do Município de Loures é fornecer às suas crianças e alunos uma alimentação equilibrada, como tal continuamos a servir o almoço e o lanche nas escolas do nosso concelho.  Atualmente desde o ano letivo 2020/2021 também com o fornecimento do pequeno-almoço, e incluímos na refeição almoço a opção extra de um prato vegetariano, uma vez que estamos muito atentos às necessidades da nossa comunidade, temos ainda a possibilidade de fornecer uma alimentação com restrições específicas devido a questões de saúde, razões étnicas ou motivos religiosos.

Todos os pontos referidos, tanto a nível nutricional como a nível de segurança alimentar são de extrema importância e estão a ser monitorizados com a realização de visitas técnicas aos refeitórios escolares por uma equipa que conta com a presença de uma nutricionista.



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)