Cidades Educadoras
Loures Cidade Educadora

A Câmara Municipal de Loures aderiu em 1997 à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Por inerência, integra a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE). No âmbito das atividades promovidas pela AICE e pela RTPCE, o Município de Loures participa regularmente em reuniões de trabalho, congressos e encontros nacionais e internacionais. Desenvolve igualmente um vasto conjunto de ações e programas decorrentes dos compromissos assumidos através desta adesão e coordena atualmente na RTPCE o Grupo Temático de Trabalho “Educação ao Longo da Vida”.
Grupo Temático de Trabalho “Educação ao Longo da Vida” da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadores
Municípios integrantes:
Alfândega da Fé, Almada, Almodôvar, Angra do Heroísmo, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Barcelos, Braga, Cascais, Condeixa-a-Nova, Covilhã, Entroncamento, Esposende, Famalicão, Fundão, Loulé, Loures, Matosinhos, Miranda do Corvo, Odivelas, Oeiras, Odemira, Palmela, Peniche, Pombal, Póvoa de Lanhoso, Reguengos de Monsaraz, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sesimbra, Setúbal, Silves, Soure, Tábua, Valongo, Vizela.
Município Coordenador:
Loures
Documentos
Educação ao Longo da Vida – Perspetivas, Reflexões e Propostas

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Objetivos do Grupo Temático
Objetivo Geral
Promover, no âmbito da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, um trabalho coletivo e sistemático de pesquisa, reflexão, debate e produção de conhecimento sobre a Educação ao Longo da Vida, com ênfase nas suas múltiplas dimensões, nas políticas públicas, nos conceitos estruturantes e nas categorias associadas. Estimular a disseminação de boas práticas e fomentar a construção de uma cultura sólida de Educação ao Longo da Vida, que assegure o desenvolvimento humano, social e económico, por meio de abordagens inclusivas, inovadoras e sustentáveis, reconhecendo a educação como um direito fundamental e um pilar essencial para a coesão social, o bem-estar coletivo e o progresso das comunidades.
Objetivos Específicos
- Promover o Acesso Inclusivo e Equitativo à Educação ao Longo da Vida
Fomentar o acesso universal e equitativo à aprendizagem em diversos contextos (formais, não formais e informais), assegurando que todos os cidadãos, independentemente do seu género, sexualidade, idade, etnia, língua, cultura, classe social, deficiência ou qualquer outra característica passível de discriminação, possam participar plenamente no processo educativo ao longo da vida.
- Apoiar a Inovação Educativa e Valorizar as Aprendizagens ao Longo da Vida
Contribuir para a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e tecnologicamente adaptadas às exigências de uma sociedade em constante transformação, promovendo o reconhecimento de competências e saberes adquiridos ao longo da vida.
- Fortalecer Redes de Colaboração e Disseminar Boas Práticas
Contribuir para o reforço de parcerias estratégicas entre municípios, instituições educativas, comunidades e outros stakeholders, criando espaços colaborativos e propícios à partilha de boas práticas, recursos e inovações pedagógicas.
- Realizar Encontros, Produzir Documentos e Promover a Pesquisa
Organizar anualmente um Encontro ou Fórum temático, assim como outras sessões ou reuniões de trabalho, sobre Educação ao Longo da Vida, reunindo especialistas, académicos, decisores políticos e a sociedade civil para debate, partilha de boas práticas e disseminação de experiências inspiradoras. Adicionalmente, desenvolver documentos orientadores e recomendações estratégicas para políticas públicas locais sustentáveis, incentivando a pesquisa contínua, com o intuito de sistematizar o conhecimento e criar ferramentas que ampliem o impacto educativo e social desta abordagem.
Notícias
Inteligência artificial em debate no 3.º Encontro Nacional Educação ao longo da vida. | Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

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Encontro Nacional “Educação ao Longo da Vida” | Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

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Loures - Hino da Cidade Educadora 2020
Hino das Cidades Educadoras “Unindo Vozes para a Cidade Educadora”. Interpretação da Orquestra de Percussão Corporal do Conservatório d´Artes de Loures sob a direção artística de Isaac Fernandes.
Associação Internacional das Cidades Educadoras

Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é uma Associação sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode converter-se em membro ativo da Associação, independentemente das suas competências administrativas. Atualmente, o número de membros ascende a 480 cidades de 30 países distribuídos por todos os continentes.
Carta das Cidades Educadoras
As cidades com representação no I Congresso Internacional das Cidades Educadoras, celebrado em Barcelona em 1990, reuniram, na Carta inicial, os princípios básicos que regeriam o impulso educador da cidade. Nasceram da convicção de que o desenvolvimento dos seus habitantes não pode ser deixado ao acaso. A Carta foi revista no III Congresso Internacional (Bolonha, 1994) e no VIII Congresso (Génova, 2004), com o intuito de adaptar os seus princípios aos novos desafios e necessidades sociais.
Conheça a Carta das Cidades Educadoras AQUI!
Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) foi constituída em 2005, no quadro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) criada em 1994.
A RTPCE tem como missão, em linha com a missão da AICE, promover a importância da educação nas cidades portuguesas e animar uma rede de dimensão internacional, com os seguintes objetivos:
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Ser instância de reflexão e debate dos Princípios da Carta das Cidades Educadoras e de coordenação e fomento de atividades promotoras destes princípios a nível municipal e nacional;
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Promover a incorporação pelos Municípios Portugueses desta filosofia de intervenção nas suas políticas, envolvendo e articulando transversalmente as intervenções das várias entidades e instituições que interagem nas cidades, procurando um trabalho educador a nível municipal e, mais amplamente, a nível nacional e internacional.
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Esta Rede tem como principais atividades:
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Organização de Encontros Nacionais – realizados 2 vezes por ano, como espaços de formação, de partilha de boas práticas e de debate sobre o funcionamento da Rede. Nestes Encontros, participam autarcas, técnicos e outras entidades convidadas, na condição de observadoras;
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Organização de Congressos Nacionais - de dois em dois anos (alternando com a realização dos Congressos Internacionais da AICE), como oportunidades de intercâmbio de ideias e boas práticas de trabalho entre as Cidades da Rede Territorial Portuguesa;
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Participação em Congressos Internacionais, através de apresentação, por diversos municípios, de comunicações e experiências /boas práticas em workshops e/ou speakers' corner, bem como representação espacial do trabalho desta rede (Stand Modular) e divulgação de publicações;
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Dinamização da participação em Redes Temáticas, segundo temas específicos de interesse para o trabalho dos municípios educadores;
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Apoio a novas adesões e divulgação dos trabalhos da Rede, e da AICE.
A RTPCE é constituída atualmente por 93 municípios portugueses do continente e das regiões autónomas.
A RTPCE rege-se por um Regulamento, aprovado em Encontro Plenário /Nacional de Municípios (com a presença de políticos eleitos e técnicos) e tem uma Comissão de Coordenação que é constituída pelos seguintes municípios: Águeda; Lagoa (Algarve); Lisboa; Santo Tirso; Torres Vedras; Valongo e Vila Nova de Famalicão.
O Dia Internacional da Cidade Educadora é comemorado a 30 de novembro.
Consulte o Boletim da RTPCE AQUI!
Para mais informação, visite:
Website da AICE
Website da RTPCE


05-02-2025
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