PARQUE ESCOLAR
Inauguração da Requalificação da Escola Básica do Bairro da Covina
No passado dia 6 de novembro, foi inaugurada a requalificação e ampliação da Escola Básica do Bairro da Covina, em Santa Iria de Azóia.
“Um investimento de cerca de 2,7 milhões de euros” começou por referir, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, e que visou a ampliação da cozinha e do refeitório, adaptado também como sala polivalente; a remodelação do logradouro, com novos espaços para a prática desportiva e recreio; a criação de uma zona de ligação coberta entre o portão de entrada e o edifício principal; bem como a colocação de uma nova cobertura, com vista à melhorar as condições de conforto para toda a comunidade escolar.
“Estamos a fazer, neste mandato, um investimento nunca antes visto”, salientou o autarca. “É certo que estamos a aproveitar o PRR, o PT2030 e todas as alavancas financeiras, mas há muito esforço financeiro da Câmara Municipal para que tenhamos uma escola pública com dignidade, não só para aqueles que a frequentam, mas também para quem lá trabalha”, acrescentou.
Ricardo Leão destacou o papel de “todos os agentes educativos” no contributo para a criação de uma “escola pública digna”, e fez um agradecimento especial ao à FCM Construções S.A. “pelo seu profissionalismo”.
“É bom termos empresas da construção civil que apostam forte na qualidade, mas que têm também uma preocupação social”, referindo-se à oferta simbólica que a empresa quis dar a todas as crianças da escola, neste dia de inauguração.
Depois de assistir a uma pequena atuação musical dos alunos da escola, acompanhado pela vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Paixão, pela vereadora Paula Magalhães, e pelos representantes da Junta de Freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela e da empresa construtora, Ricardo Leão deixou ainda o repto: “Usufruam muito desta nova escola”.
Ivo Cardoso, diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia, valorizou as prioridades do Executivo, destacando que, neste mandato, “o presidente apostou e está a apostar muito, muito na Educação”.
Recorde-se que a Escola Básica do Bairro da Covina, data do ano de 1974, e foi mandada construir pela Fábrica de Vidros “Covina”. O edifício escolar de apenas um piso organiza-se em forma de “T” e possui uma diversidade de revestimentos e tonalidades exteriores, nomeadamente a “pastilha”, fortemente ligada à original fábrica da Covina, e que ao longo das intervenções a Autarquia procurou respeitar e manter.
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)