Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

 

PARQUE ESCOLAR

Lançamento da 1.ª pedra da Escola n.º 5 de Camarate

Lançamento_1_pedra_EB nº 5 de Camarate_1

Realizou-se, no dia 29 de outubro, o lançamento da primeira pedra da Escola n.º 5 de Camarate. O novo equipamento escolar, que ficará com cinco salas de aula para o 1.º ciclo e duas salas de jardim de infância, representa um investimento de mais de quatro milhões de euros.

  • Lançamento_1_pedra_EB nº 5 de Camarate_2
  • Lançamento_1_pedra_EB nº 5 de Camarate_3
  • Lançamento_1_pedra_EB nº 5 de Camarate_4
  • Lançamento_1_pedra_EB nº 5 de Camarate_5
  • Lançamento_1_pedra_EB nº 5 de Camarate_6

Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, “estamos perante mais um dia feliz”, devido, não só, ao “alargamento da nossa rede educativa”, como também “pela requalificação do parque escolar”. 

“Nesta obra de 4,7 milhões de euros, contámos com um investimento de 2 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo de um programa de apoio às comunidades desfavorecidas”, explicou Sónia Paixão. “Deste modo, juntámos todos os elementos que estavam à nossa disposição, neste caso os fundos comunitários, resumindo-se o esforço municipal, a cerca de 3 milhões de euros”. 

“Que no próximo ano letivo possamos estar já com as nossas crianças num recinto requalificado, no qual a dignidade seja reposta, e onde o princípio da igualdade seja um pressuposto cumprido”, rematou. 

A intervenção na Escola n.º 5 de Camarate inclui a construção de um novo edifício escolar, destinado ao jardim de infância (JI) e ao 1.º ciclo do ensino básico, bem como uma biblioteca escolar de acesso público. Este novo edifício contará com duas salas de JI para um total de 50 alunos e a escola básica com cinco salas para um total de 125 alunos. 

A escola terá, ainda, um refeitório para 92 crianças, cozinha com confeção própria, sala polivalente, sala de professores, sala de assistentes operacionais, copa para pessoal, instalações sanitárias acessíveis, salas de apoio e de arrumos e áreas técnicas. 

No logradouro será criada uma horta pedagógica, um campo de jogos coberto, zonas de recreio exterior, equipamentos de recreio infantil e mobiliário exterior. 

Para além da primeira pedra simbólica, foi colocada numa caixa do tempo, o auto de notícia de lançamento da primeira pedra, moedas de uso corrente e um jornal diário, que foi fechada para memória futura e enterrado no local. 

Esta cerimónia contou ainda com a presença dos vereadores Paula Magalhães, Nelson Batista e Fernanda Santos, do presidente da Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação, Renato Alves, da Diretora do Agrupamento de Escolas de Camarate, Marilisa Cambraia, do presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação e Amigos do Agrupamento de Camarate, Ricardo Oliveira, bem como de José Silva, da empresa executante da obra, Ferreira - Construção S.A.



regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)