EDUCAÇÃO NO CENTRO
Município de Loures homenageia agentes educativos
A Câmara Municipal de Loures organizou, no dia 17 de outubro, no Pavilhão Paz e Amizade, um evento que pretendeu distinguir e homenagear os agentes educativos do concelho.
Foi sob o mote “A Educação no Centro” que o presidente da Câmara Municipal de Loures entregou os galardões a todos os agrupamentos de escolas, escola não agrupada, IPTRANS – Instituto Profissional de Transportes, instituições particulares de solidariedade social, associações de pais do concelho e docentes aposentados, numa noite de festa que teve como objetivo celebrar a Educação.
“Fazemos esta homenagem porque queremos, de facto, colocar a Educação no Centro”, começou por dizer Ricardo Leão. “Reunimos mais de uma centena de pessoas e entidades que se tornaram referências pelo trabalho que desenvolveram o ano letivo passado, e que refletem bem a dimensão e a profundidade da relação com a autarquia, demonstrando uma parceria coesa, com o mesmo sentido de missão”.
Para o presidente da Câmara “nunca foi feito tanto investimento na área da Educação como agora”, admitindo que o Município está a “aproveitar todos os mecanismos europeus que estão ao seu alcance”.
Ricardo Leão relembrou os cerca de 105 milhões de euros para construção, requalificação e melhoria dos equipamentos escolares da rede pública de ensino “muitos deles já em obra, outros já adjudicados, outros com o lançamento de concurso para breve”, mas também a “medida inédita” de alocar 1,5 milhões de euros para a criação de medidas de acalmia do trânsito “com colocação de passadeiras e de sinalização bem visível para segurança das nossas crianças”.
O autarca destacou, igualmente, os 3 milhões de euros investidos na cobertura dos polidesportivos das escolas, bem como o reforço das equipas de pessoal auxiliar não docente com o investimento de “1,5 milhões de euros do seu orçamento acima das transferências do Ministério da Educação”.
De acordo com Ricardo Leão, “isto deve-se ao facto do rácio de profissionais por número de alunos definido na atual portaria legal ser claramente insuficiente”, até porque “o pessoal não docente é essencial para o bom funcionamento de uma escola”.
O presidente da Câmara realçou ainda o investimento na ação social escolar, bem como apoio financeiro por aluno para aquisição de material escolar, mas também o investimento superior a 1,2 milhões de euros no Loures Educa com Desporto, “possibilitando a mais de 7500 alunos do 1.º ciclo, novas experiências com novas modalidades desportivas”.
Tema “Património Local” dá origem a galardão
Sob o tema do “Património Local”, o galardão entregue a todos os homenageados, destaca, simbolicamente, o trabalho de uma ex-aluna do curso de Artes visuais, da Escola Dr. António Carvalho Figueiredo, através da representação da Igreja Matriz de Loures.
O evento, que contou com a presença dos vereadores Paula Magalhães, Nelson Batista e Gonçalo Caroço, bem como da presidente da Assembleia Municipal de Loures, Susana Amador, e do presidente da Junta de Freguesia de Loures, António Pombinho, entre vários deputados municipais e representantes da juntas de freguesia, abriu com um momento de flash mob dance protagonizado pelos alunos da Escola Básica do Infantado, sendo ainda abrilhantada com a atuação do Conservatório Artallis.
No final foi servido um Bucelas de Honra confecionado pelos alunos do Curso Profissional de Restauração e Bar da Escola Secundária de Camarate, sob orientação do professor e chef, Fábio Bernardino.
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)