Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

 

Município de Loures e Plano Nacional das Artes assinam protocolo

municipio_Loures Plano Nac_Artes_ass_protocolo_1

Foi hoje assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Loures e o Plano Nacional das Artes (PNA) – estrutura tutelada pelos ministérios da Educação e da Cultura – que tem como objetivo aproximar as artes, o património e a cultura da vida dos cidadãos, em particular das crianças e dos jovens, através da comunidade educativa.

  • municipio_Loures Plano Nac_Artes_ass_protocolo_2
  • municipio_Loures Plano Nac_Artes_ass_protocolo_3
  • municipio_Loures Plano Nac_Artes_ass_protocolo_4

Este documento pretende, assim, entre outras medidas, promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos, e fomentar a colaboração entre agentes artísticos, a comunidade educativa e outros intervenientes, de forma a desenhar estratégias de ensino e aprendizagem sem muros entre a Escola e a sua envolvente.

Com a assinatura deste protocolo será implementado, por exemplo, o projeto “Artista Residente” que promove a deslocação e contacto regular de um artista com a escola. Além de terem um ateliê na escola, estes artistas acompanham a comunidade educativa durante o ano letivo, em contato direto com os alunos, promovendo novos processos e práticas artísticas.

De acordo com Paulo Pires do Vale, Comissário do PNA, um dos pontos de apoio deste plano, que vai fazer cinco anos, foi a “confiança nos processos artísticos, nos artistas e o seu papel na sociedade. Essa confiança na mudança e na transformação social só terá futuro se soubermos trabalhar mais em conjunto”.

“Não podemos ficar fechados em nós. Precisamos deitar abaixo os muros e servir melhor a comunidade”, referiu Paulo Pires do Vale. “O facto do Plano estar aqui, em Loures, é um sinal disso. A Câmara de Loures abrir-se a esta colaboração é um sinal disso. É desta forma que desejamos que as escolas e a comunidades possam colaborar”.

“Hoje assumimo-nos como parceiros do PNA”, afirmou, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loures. “Através desta parceria, queremos ser um concelho ainda mais coeso, em que a ação municipal incentiva a interculturalidade, a partilha e a cooperação”.

Para Ricardo Leão, “o acordo que assinamos hoje vai reforçar as estratégias locais de cultura e educação do Município de Loures, incitando à consolidação de uma política cultural”.

“Dignificando os 50 anos do 25 de Abril, a melhor homenagem que podemos fazer à democracia é formar cidadãos conscientes da sua realidade, com pensamento crítico e capazes de fazer as melhores escolhas para si, sabendo que elas terão efeitos na sua comunidade”, concluiu.

Presente na cerimónia, que decorreu na Galeria Municipal Vieira da Silva, no Parque Adão Barata, esteve a vice-presidente da Câmara de Loures, Sónia Paixão.



regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)