Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

 

Exposição Os ODS vão à Escola

Exposição Os ODS vão à Escola_1

Foi inaugurada, no dia 28 de setembro, na Escola Básica de Via Rara, em Santa Iria de Azóia, a exposição Os ODS vão à Escola, uma mostra que tem como objetivo sensibilizar a sociedade civil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a importância do seu cumprimento.

  • Exposição Os ODS vão à Escola_2
  • Exposição Os ODS vão à Escola_3
  • Exposição Os ODS vão à Escola_4
  • Exposição Os ODS vão à Escola_5

A exposição itinerante, patente na Escola Básica de Via Rara até 7 de outubro, aborda temas relacionados com os 17 ODS de uma forma muito simples, permitindo a sua compreensão por crianças, que assim tomam contacto com estes temas desde cedo. A mostra é complementada com a brochura O Que São os ODS e com o manual de exploração Os ODS vão à Escola, que inclui propostas de atividades adequadas a crianças, que permitem uma maior consolidação da informação.

Esta exposição faz parte de um projeto mais abrangente denominado Mostra ODS: transformando o mundo, desenvolvido pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e apoiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP, composto por mais três exposições temáticas destinadas ao público em geral, cada uma delas constituída por 11 painéis de grande impacto visual, que guiam a reflexão do visitante sobre os temas: Pobreza, Género e Alterações Climáticas. 

Estas exposições, também itinerantes, podem ser vistas até 7 de outubro, no Museu de Cerâmica de Sacavém (Pobreza); no Museu Municipal de Loures, em Santo António dos Cavaleiros (Género); e no Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas (Alterações Climáticas). 

Presente na inauguração esteve a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, que desafiou a Oikos a “fazer mais”, em colaboração com o Município, “para poder assim aumentar o leque de itinerância nas escolas do nosso concelho e também nas IPSS”. 

Sónia Paixão adiantou, ainda, que “é de tal ordem o compromisso do atual Executivo Municipal com o cumprimento dos ODS, que estamos precisamente, neste momento, a elaborar o nosso Plano de Atividades e Orçamento alinhado com o cumprimento dos ODS. É a primeira vez que a Câmara de Loures vai ter o instrumento mais importante da atividade municipal completamente alinhado com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, finalizou a vice-presidente antes de se dirigir aos mais novos, com os quais conversou sobre a temática da exposição. 

O evento contou igualmente com a presença de João José Fernandes, presidente da Oikos, que explicou que esta ação se enquadra “na sensibilização para alguns dos problemas que vivemos na nossa sociedade”, informando, simultaneamente, “os cidadãos e cidadãs para as realidades que nos afetam e como é que todos podemos ir melhorando o Mundo que temos”. 

“É importante conhecer estes objetivos para poder contribuir. Temos de perceber que se não mudarmos os comportamentos como país, como sociedade, como humanidade, vamos ter cada vez mais este tipo de problemas”, referiu.

A inauguração da exposição contou com a presença da vereadora Paula Magalhães; do presidente da Junta de Freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, Nuno Leitão; de Cristina Peixinho, da Oikos; bem como da sub-diretora e da coordenadora da Escola Básica de Via Rara, Fátima Pinto e Isabel Rebelo, respetivamente.



regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)