10 e 11 de outubro

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2017, vai decorrer o Colóquio: Bandas e Música para sopros – (Re)pensar histórias locais e casos de sucesso, no Instituto de História Contemporânea – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa.

As bandas de música estão disseminadas em Portugal desde o século XIX e, desde então, a sua atividade tem sido uma das principais práticas musicais no país, pese embora os obstáculos de natureza diversa, sobretudo entre as décadas de 1950 e 1970. Após a Revolução Democrática a atividade das bandas refloresceu e beneficiou de múltiplas mutações, quer ao nível da disponibilidade de recursos humanos, quer do ponto de vista da solidez financeira, da aposta na formação musical dos músicos, nas novas tipologias de reportório ou nos novos espaços performativos. Não podemos descurar, igualmente, a aposta feita em regentes com formação superior na área da música, a disseminação de conservatórios, academias e escolas profissionais de música ou a evolução do modelo organológico, mediante o acrescento de diversos instrumentos musicais.

O propósito do colóquio Bandas e música para sopros: (Re)pensar histórias locais e casos de sucesso é reunir investigadores de distintas áreas do saber, criar sinergias, cruzar ideias, refletir e estimular o debate sobre este campo académico, particularmente relevante da cultura portuguesa, que tem vindo a ganhar visibilidade na última década. Pretende-se fomentar e divulgar a prática musical para sopros (as bandas em particular), partilhar informação e disseminar resultados de investigação, promover a inclusão desta temática no âmbito das investigações académicas e discutir questões e desafios para o futuro desenvolvimento das bandas de música. Além de serem o motivo da fundação de inúmeras coletividades locais ‒ muitas delas constituídas no século XIX ‒ uma parte significativa dos instrumentistas de sopro mais conceituados iniciou a carreira musical precisamente em bandas de música, alguns dos quais continuam a dar o seu contributo, sobretudo como maestros.

Inscrito numa perspetiva de estudo transdisciplinar, este encontro está particularmente vocacionado para as áreas científicas da Antropologia Cultural, Arquivística, Estudos Artísticos, Etnomusicologia, História Contemporânea, Musicologia, Performance Musical e Sociologia. Assim, tendo a música para sopros e as bandas de música como enfoque temático, aceitam-se comunicações enquadradas nas seguintes linhas temáticas:

– Correntes interpretativas e composição de reportório musical para conjuntos de sopro;

– Pedagogia do instrumento e da Direção Musical;

– Arquivos de bandas civis e militares;

– Aprendizagem musical nas escolas de música das bandas;

– Crítica musical;

– Desenvolvimento do modelo organológico;

– Papel social das bandas;

– Histórias locais de bandas;

– Biografias de personalidades relevantes ligadas a bandas de música;

O custo de participação é de 25,00 €.

Mais informações.