«Seara Nova»: Uma Referência Cultural e Informativa do Século XX
A 15 de outubro de 1921 foi publicado o primeiro número da revista «Seara Nova», com uma tiragem de oito mil exemplares. Assinalamos a data partilhando as capas de algumas das revistas que integram a coleção de documentos doados ao Arquivo Municipal de Loures por Sebastião Monteiro Freire.
Durante os 48 anos de ditadura, a «Seara Nova», afirmou-se como órgão de oposição ao salazarismo Apesar de golpeada pela censura, resistiu pela relevância do pensamento doutrinário e crítico que aduziu e pela diversidade de temas que foram objeto de reflexão (política nacional e internacional, economia, história, literatura, música, teatro, cinema, filosofia, ciência, direitos do homem, direitos da mulher, etc.).
Entre os fundadores e colaboradores iniciais da revista encontramos intelectuais e homens de ação como Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco Correia, Jaime Cortesão, Raúl Brandão e Raul Proença. Ao longo dos tempos, outros nomes igualmente brilhantes dirigiram a revista e assinaram artigos de opinião. Adolfo Casais Monteiro, Agostinho da Silva, Alves Redol, António Sérgio, Augusto Abelaira, Bento de Jesus Caraça, Blasco Hugo Fernandes, Fernando Lopes Graça, Fernando Namora, Francisco Pereira Moura, José Saramago, José Gomes Ferreira, Mário Sacramento, Mário Ventura, Jorge Peixinho, Jorge de Sena, Rogério Fernandes, Rui Grácio, ou Vitorino Nemésio foram apenas alguns dos intelectuais que mantiveram vivo o «espírito seareiro».
A «Seara Nova» foi um dos títulos mais relevantes da imprensa periódica do século XX. E também um dos mais longevos. De forte pendor republicano e cultural, a sua publicação manteve-se regular até ao número duplo 1598/1599 (dezembro de 1978/janeiro de 1979). Entre outubro de 1980 e dezembro de 1984, foram editados anualmente números simbólicos. Uma segunda série foi iniciada em 1985, assegurando-se atualmente uma periodicidade trimestral.
CML – AML (1966-1973)