«Todas as fotografias testemunham a dissolução desapiedada do tempo».
Susan Sontag
Comemoramos o Dia Mundial da Fotografia divulgando uma imagem do nosso acervo – atualmente com cerca de 590 mil fotos analógicas e digitais – que enfatiza um detalhe do Museu Municipal de Loures, na Quinta do Conventinho.
Conhecido internacionalmente como World Photography Day, o Dia Mundial da Fotografia celebra-se a 19 de agosto, dia em que, no ano de 1839, foi oficializado o invento do daguerreótipo e anunciada a sua aquisição pelo governo francês. Nascia a fotografia e, com ela, um novo tempo em que a linguagem visual se foi tornando omnipresente.
Os avanços tecnológicos das últimas décadas e os que ainda não surgiram, deixam-nos muitas interrogações sobre o futuro da fotografia, sobre as histórias que nos conta e as emoções que nos transmite. Ao testemunhar a realidade, verídica ou interpretada, desvenda distintos olhares sobre a vida, multiplicando leituras e sentidos. A imagem fotográfica tem, por isso, um enorme potencial de comunicação que exige um público atento e analítico e não, como comumente acontece, um recetor incapaz de descodificar os "textos visuais" e desavisado perante uma informação visual cada dia mais desenfreada e que certamente tenderá para a criação de novos formatos, híbridos ou não.

Museu Municipal de Loures, Quinta do Conventinho,
Santo António dos Cavaleiros, 2020, Digital
CML - AML – Série Folhas de Contacto