Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

Dia Mundial do Cancro



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2023-02-04

4 de Fevereiro | Dia Mundial do Cancro

A quatro de fevereiro celebra-se o Dia Mundial do Cancro, promovido pela União Internacional de Controlo do Cancro, da qual a Liga Portuguesa contra o Cancro é membro desde 1983. Com o objetivo de dar visibilidade a um problema de saúde pública de grande magnitude, coloca-se o foco na luta contra a doença e na redução do número de mortes evitáveis, salientando a investigação, prevenção e controle do cancro, informando, consciencializando e mobilizando a sociedade global, pressionando os governos para que invistam e proporcionem um acesso equitativo a cuidados de saúde e ao tratamento de uma enfermidade que tantos milhões de vidas ceifa anualmente e cuja incidência não pára de aumentar.

Assinalamos a data divulgando um ofício, datado de 1941, assinado por Francisco Gentil, a solicitar a liquidação do débito da Câmara Municipal de Loures ao Instituto Português de Oncologia, por forma a "não comprometer a função de assistência aos cancerosos pobres", sublinhando que alguns municípios tem débitos atrasados de importâncias avultadas, cuja falta de pagamento implicará a restrição dos serviços oferecidos, quebrando "o ritmo cada vez mais intenso da luta contra a terrível doença que é o cancro" e que os doentes pobres serão os primeiros a ser afetados.

Francisco Soares Branco Gentil, nascido em 1878, foi o fundador e o primeiro diretor do Instituto Português de Oncologia, criado em dezembro de 1923. Figura notável da medicina portuguesa, brilhante cirurgião e professor, pioneiro na luta contra o cancro em Portugal, deu prioridade ao que de melhor existia em termos de tratamento de uma doença praticamente desconhecida na época. O seu legado destacou-se pela implementação de objetivos inovadores na investigação e no ensino e pelo primado dado ao doente, sempre acima de qualquer circunstância.

Francisco Gentil, de quem o médico e escritor Fernando Namora disse que "via longe e via diferente", foi também o mentor da Liga Portuguesa contra o Cancro. Pela sua obra e labor científico, muito à frente do seu tempo, e uma enorme capacidade para "fazer acontecer", estará para sempre ligado à História da Oncologia Portuguesa.


    

CML - AML – Série Correspondência Recebida

topo