Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

Dia Mundial do Braille



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2023-01-04

A Celebrar a Inclusão da Pessoa Cega

Assinalamos o Dia Mundial do Braille divulgando dois documentos relativos aos anos de 1918 e de 1922, ambos assinados pelo fundador e diretor do Instituto de Cegos Branco Rodrigues, pioneiro na introdução do ensino de Braille em Portugal, na escolarização de cegos, na criação de instituições (precursoras) de formação profissional de invisuais e na fundação do "Jornal dos Cegos".

O professor e filantropo José Cândido Branco Rodrigues dedicou toda a sua vida ao ensino e à inserção de invisuais no mercado de trabalho, afastando-os da miséria e do asilo. Enquanto timoneiro da causa deu importantes contributos para a aprovação da legislação que oficializou o ensino de cegos.

O Braille, utilizado atualmente por milhões de pessoas cegas, foi criado no século XIX por Louis Braille. Graças a um sistema de grafia baseado em pontos em relevo sobre uma superfície lisa, as pessoas com deficiência visual grave podem aceder, apenas pelo toque, ao mundo que os olhos lhe negam.

Como método universal de escrita e de leitura para invisuais, o Braille tornou-se fundamental no acesso à informação e comunicação gráfica. As tecnologias adaptadas ao sistema braille aprofundaram as potencialidades desta ferramenta didática. A sua aprendizagem tem vindo a aduzir independência, liberdade, competências e igualdade, participando na inclusão social da pessoa cega, em conformidade com os artigos 2.º, 21.º e 24.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.



            


CML - AML - Série Requerimentos e Representações

topo