Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

Documentos com História



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2022-02-08

Documentos com História 
Fevereiro | 2022

Vicissitudes de um funcionário municipal

Nascido no seio de uma família prussiana de fabricantes de instrumentos musicais, instalada em Lisboa por volta de 1750, Augusto Frederico Haupt (Lisboa (Mártires), 23/12/1829 – Lisboa (São José), 5/1/1897) tinha tudo para também seguir o negócio familiar. Contudo, por o negócio estar assegurado pelos irmãos mais velhos, dedicou-se ao estudo e à interpretação da música, sendo exímio executante tanto de instrumentos de sopro como de corda.
Enquanto músico, tal como muitos outros na Lisboa da sua época, trilhou uma carreira semelhante, prestou serviço na Sé, tocou na orquestra do São Carlos e em outros teatros com programas mais ligeiros, foi membro das principais associações musicais da capital, a Associação de Música 24 de Junho e o Monte Pio Filarmónico, onde foi secretário. Ingressou na Banda da Guarda Municipal de Lisboa e também na Real Câmara, onde foi admitido como 2.º supranumerário de flauta em 1860 e definitivamente como 1º flauta em 1873.

Embora não esteja documentado com clareza, provavelmente os fracos proventos da música forçaram-no a concorrer, em 1882 e com 53 anos de idade, ao lugar de escrivão na Câmara Municipal dos Olivais. A passagem para a Câmara Municipal de Loures trouxe-lhe uma promoção, sendo Secretário até à transferência do Largo do Leão, em Lisboa, para a Mealhada, em Loures. Nesse ano de 1887, em virtude de não querer residir em Loures, transita como 1º oficial para a Câmara Municipal de Lisboa, onde se aposentará em 1895. Entretanto, em 1886, tinha sido condecorado com o grau de Cavaleiro da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo.




Câmara Municipal de Loures
, Requerimentos e representações, 1887, doc. nº 53

Requerimento de Augusto Frederico Haupt, escrivão da extinta Câmara Municipal dos Olivais, desempenhando as funções de secretário na Câmara Municipal de Loures, a solicitar lhe seja passada certidão da forma como tem desempenhado as suas funções
 
topo