Para aceder ao conteúdo da página, clique
aqui
.
Arquivo Municipal
Conhecer o Arquivo
Regulamento
Contactos
Inventário
DOCUMENTOS COM HISTÓRIA
Arquivo Municipal de Loures | 2021-11-04
DOCUMENTOS COM HISTÓRIA
Novembro | 2021
Jurisdições territoriais (1852-2012)
O Termo de Lisboa podia ter sido integrado no concelho de Lisboa, mas era difícil gerir um vasto território em franca expansão urbana e desenvolvimento industrial, sendo promovida a criação do concelho de Belém a ocidente e do concelho dos Olivais a oriente. No concelho dos Olivais surgiram, mais tarde, questões com algumas localidades, como o caso da freguesia de Santo Estevão das Galés, em 1855 transferida para o concelho de Mafra, ou à descontinuidade territorial só resolvida com a transferência da sede do concelho dos Olivais para Loures, em 1886, com a troca da freguesia de Vialonga, dos Olivais, pela de Póvoa de Santa Iria, que pertencia a Vila Franca de Xira, por sua vez desanexada do concelho de Loures, em 1926, para o de Vila Franca de Xira, e pela integração em 1895 da freguesia de Camarate e uma parte da freguesia de Sacavém, que pertenciam ao concelho de Lisboa desde a reforma administrativa de 1886.
A extinção do concelho de Belém, em 1885, está também relacionada com os melhoramentos no porto de Lisboa, deslocado para a zona de Alcântara. A Administração do Porto de Lisboa aumenta sucessivamente a sua influência na cidade de Lisboa e, em 1945, atinge o concelho de Loures ao ser acrescentada à sua jurisdição «a zona marginal do Tejo entre Matinha e a foz da Ribeira de Sacavém». Esta jurisdição trazia uma situação nova à Câmara Municipal de Loures, que não foi sequer equacionada na época e muito menos no futuro, por implicar uma alteração muito semelhante à que ocorreu com o Depósito Geral de Material de Guerra, em Beirolas, a sua integração administrativa no concelho de Lisboa. Durante a vigência do Plano de Urbanização da Zona de Intervenção da Expo 98 a situação não foi alterada e, após a passagem dos direitos de jurisdição do porto de Lisboa para a Câmara Municipal de Lisboa, o território em 2012 passa para Lisboa em consequência de mais uma reorganização administrativa.
Câmara Municipal de Loures,
Licenciamento de obras particulares
, Processo nº 1028 (1945)
Ofício da Administração Geral do Porto de Lisboa a comunicar a ampliação da sua jurisdição para território do concelho de Loures
Notícias
Pesquisa Documental
Serviços
Fale Connosco