Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

"Em Loures o Passado tem Futuro"



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2021-07-19

Santa Iria de Azoia - Indústria
A partir de finais do século XIX a proximidade da capital, o rio Tejo e o Trancão, os esteiros e os seus cais, e mais tarde o comboio, fundamentais para o escoamento de produtos, a par do preço reduzido dos terrenos, foram determinantes para a progressiva instalação de indústrias em Santa Iria de Azoia.
Inicialmente a extração de sal e a moagem, a que se seguiu a refinação de açúcar e mais tarde a indústria vidreira e muitas outras, fazendo da zona oriental do concelho um importante polo industrial.

MOAGENS SÉCULO XIX
O primeiro grande industrial na área da moagem em Santa Iria de Azoia, que temos conhecimento, foi João da Silva Ferrão Castelo Branco que construiu em 1877, na sua propriedade Quinta do Ferral, uma fábrica de moagem. Em 1879 essa fábrica viria a ser integrada na Companhia de Moagem de Santa iria de Azoia criada também por sua iniciativa. A Companhia constituiu-se num grande grupo industrial português, talvez um dos primeiros, cujo o objetivo era o domínio da aquisição dos cereais e farinação.
No Inquérito Industrial de 1881 é referida a existência em Santa Ira de Azoia de uma fábrica de Moagem, a vapor.
Divulgamos aqui dois Requerimentos, respetivamente de 1893 e 1894, existentes no Arquivo Municipal sobre a Nova Companhia de Moagem de Santa Iria de Azoia, localizando, um deles a fábrica na Quinta do Ferral.

      

Requerimento dos diretores da Nova Companhia de Moagem de Santa Iria, Sociedade Anónima de responsabilidade Limitada, 1893
Requerendo que a câmara municipal providencie para que seja reparada a serventia pública do caminho que liga a estrada Real de Lisboa ao Porto, com o rio Tejo no ponto mais próximo com a fábrica de moagem, junto da Quinta do Ferral, dos Bacelos e terrenos dos Salgados, por se encontrar intransitável, estando a requerente na disposição de comparticipar, com a sua parte, na reparação da referida serventia.
CMLRS – AMLRS Série requerimentos e representações


      

      

Requerimento do Diretor Gerente da Nova Companhia de Moagem de Santa Iria, 1894
A Companhia de Moagem de Santa iria, extinta, tendo sido coletada em contribuição industrial pelos anos de 1890,1891 e 1892, pelo concelho de Loures, recorreu superiormente contra o ilegal lançamento do imposto, atendendo a sua situação de Sócia Anónima. A Direção Geral das Contribuições ordenou a anulação da cobrança de tais impostos, pelo que vem por este meio solicitar à camara de Loures que anule os impostos, referentes aos anos em causa lançados e não pagos.
CMLRS – AMLRS Série requerimentos e representações
topo