Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

"Em Loures o Passado tem Futuro"



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2021-07-16

"Em Loures o Passado tem Futuro"
Santa Iria de Azoia – Sociedade Recreativa Musical 1.º de Agosto Santa Iriense
A Sociedade 1.º de Agosto, como é conhecida, deve a sua existência a um grupo de homens, amantes de música, que no dia 1 de agosto de 1893, se reuniram numa casa que pertencia ao Sr. Adrião Rodrigues. O objetivo da reunião foi fundar uma Instituição de Instrução e Recreio em Santa Iria de Azóia, e uma fanfarra, a qual recebeu a designação de Grémio Recreativo e Musical 1.º de Agosto Santa Iriense.
A primeira dificuldade que a Direção do Grémio teve de resolver foi encontrar financiamento para a compra dos instrumentos musicais para a fanfarra.
Tomaz Reynolds, à época era uma das pessoas mais abastadas de Santa Iria, a ele se dirigiram para que este lhes emprestasse o dinheiro necessário, mas, aquele, conhecedor das intenções e necessidades da instituição, decidiu oferecer-lhes os instrumentos e fardamento para a fanfarra.
O Grémio funcionou na sua primeira sede até 1896, passando posteriormente, para um outro edifício na rua João de Deus. Apenas em 1939 transitaria para o "Rossio", atual Largo da Sociedade 1.º Agosto.
No ano de 1935 verificou-se que as instalações do Grémio não eram suficientes para as atividades e o crescente número de participantes, surgiu então a ideia de construir uma sede.
Em março de 1937 é convocada uma Assembleia Geral Extraordinária para apresentação do projeto, concebido pelo Sr. Tiago dos Santos, da Póvoa de Santa Iria. Nesta Assembleia os sócios, aprovaram o projeto e ofereceram-se para colaborar na construção da sede.
Assim, no decorrer do mês de abril do ano de 1937, começou a terraplanagem do terreno onde iria ser construída a nova sede. Fase muito difícil uma vez que tudo foi feito sem usar máquinas, apenas com o trabalho de alguns sócios. Em 1939 encontrava-se finalizado o telhado do edifício.
Na nova sede foi instalada uma central elétrica e também colocada iluminação no exterior do edifício, nos vértices da varanda, desta forma, todas as noites, estava o Rossio iluminado.
Devido às condições existentes, foram realizados diversos espetáculos que possibilitaram à Comissão Executiva a angariação de fundos para os encargos inerentes aos acabamentos da construção da sede.
A eletrificação do edifício também permitiu o funcionamento de cinema.
A coletividade além da sala de espetáculos, com palco e camarins, um bar, sala de direção e espaço para uma biblioteca, possuía também um posto médico, ainda hoje em funcionamento.
Em dezembro de 1945 foi inaugurada a nova sede e alterado o nome da coletividade para Sociedade Recreativa e Musical 1.º de Agosto Santa Iriense.
Outro momento importante na vida desta coletividade foi a inauguração da biblioteca, por Alves Redo, em 1964, biblioteca que tem o seu nome.
Com o passar dos anos a população de Santa Iria de Azoia cresceu e também o número de sócios que frequentavam as instalações da coletividade. Assim, nos anos 60 começa a ser equacionada a hipótese de ampliação da sede tendo sido apresentado à Câmara municipal um projeto em 1972, o qual foi aprovado e resultou nas atuais instalações da Sociedade 1.º de Agosto.
Ao longo dos anos, com as instalações existentes, tem sido possível desenvolver um conjunto de atividades de carater cultural, desportivo e recreativo; bailes, danças de salão, folclore, ginástica, Judo, Karaté, Ténis de mesa. Possui ainda a coletividade um grupo de teatro, um grupo coral e uma orquestra ligeira. Além de uma participação muito ativa nos festejos de carnaval e nas marchas populares.

Nota: Parte da informação sobe a história da coletividade foi recolhida num documento elaborado quando foram comemorados os 120 anos da coletividade.


Emblema da Sociedade Recreativa e Musical 1.º de Agosto Santa Iriense


Requerimento do Grémio Recreativo Musical 1.º de Agosto Santa Iriense, 1895

Requerem autorização da Câmara Municipal para construir um coreto e barracas, para a música e bazar, nas vésperas de S. Pedro, no Rocio, em Santa Iria de Azoia.
CMLRS – AMLRS – Série requerimentos e representações


Ofício do Regedor de Santa Iria de Azoia, 1924
Na sequência da circular n.º 245 de 3 de outubro de 1924, onde se solicitava informação sobre as Sociedades de Recreio existentes na freguesia, informa que existe apenas a Sociedade Recreio Musical Santariense.
CMLRS – AMLRS – Série correspondência recebida


Ofício do Ministério da Educação Nacional, Inspeção de Espetáculos. Remetendo para a câmara municipal, cópia do parecer do conselho técnico dessa inspeção bem como duplicado do projeto das instalações da Sociedade Recreativa Musical 1.º de Agosto Santa Iriense.


Fachada da Sociedade em 1986
CMLRS – AMLRS – Série folhas de contacto


Baile na Sociedade, anos 70
Fotografia gentilmente cedida por João Pedro Silva Sousa


Rancho da Sociedade, anos 2000
Fotografia gentilmente cedida por João Pedro Silva Sousa


Para visualizar mais documentos e fotografias, aceda por favor à página de facebook do Arquivo Municipal de Loures: https://www.facebook.com/Arquivo-Municipal-de-Loures-478629248952999.
topo