Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

"Em Loures o Passado tem Futuro"



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2021-06-30

"Em Loures o Passado tem Futuro"
São João da Talha


O rio Tejo
O rio teve desde sempre uma forte ligação às populações ribeirinhas, na praia do Tejo se trabalhou nas artes da pesca, apanha de bivalves e outras, se fizeram convívios, piqueniques e namoros.
Como consequência da sua industrialização e da fixação de industrias pouco amigas do ambiente, como as refinarias, a indústria química, os curtumes, os adubos e a pecuária, entre muitas outras, resultou no afastamento das populações das margens do rio, deixando ser atrativo usufruir da sua proximidade para atividades lúdicas ou simplesmente para descanso.
Felizmente essa situação inverteu-se, existe atualmente e já há vários anos uma preocupação e um cuidado com o ambiente, com o tratamento dos solos e das águas contaminados, os tempos das costas voltadas ao Tejo estão a terminar, vêm aí as Jornadas Mundiais da Juventude e também a aguardada ligação pedonal dos Municípios de Lisboa, Loures e Vila Franca com os passadiços do Tejo.

Alexandrina e José da Mata na praia do Tejo, São João da Talha,1954-1955
Fotos gentilmente cedidas por José Núncio


Família da Mata
Arsénio da Mata, Maria Augusta, Maria Júlia, Alexandrina da Mata, Virgínia da Mata na praia do Tejo, São João da Talha, 1958-1959
Fotos gentilmente cedidas por José Núncio

Família da Mata
José da Mata, Maria Augusta, Alexandrina da Mata, Virgínia da Mata e Maria Júlia na praia do Tejo, São João da Talha, 1958-1959
Fotos gentilmente cedidas por José Núncio

 
topo