Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

Em Loures o Passado tem Futuro



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2021-06-16

 No Concelho de Loures a preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida das suas populações, são uma realidade e passam essencialmente por uma gestão de recursos eficaz e pela economia circular, transformando o lixo em bens de consumo, em que reduzir, reciclar e reutilizar são o mote. Para o efeito foi constituído um consórcio de sete entidades públicas, em que se incluíam as Câmaras Municipais de Amadora, Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira, no inicio dos anos noventa do século XX, atualmente são já dezanove municípios, formando uma sociedade anónima, a VALORSUL.
Os resultados estão à vista, a transformação de resíduos indiferenciados em energia elétrica, na Central de Valorização Energética em São João da Talha, a primeira em Portugal, e em que a energia ali produzida é equivalente a 510 000 barris de petróleo.
A transmutação de “lixo” em matéria prima, processando-o e acrescentando-lhe valor promovendo a sua utilização em equipamentos sociais, nomeadamente em parques infantis, como no Ecoparque de São João da Talha, o encerramento de aterros sanitários selando-os e transformando-os em espaços de fruição e lazer dos residentes, alterando zonas insalubres em parques e jardins, como o Ecoparque de Santa Iria de Azóia.
O papel da Estação de Tratamento de Águas Residuais na recuperação da salubridade dos solos e dos cursos de água por onde corriam os esgotos até ao Tejo, despoluindo-os e devolvendo-os às populações.
Os programas de sensibilização, nomeadamente nas escolas junto das populações mais jovens, continuam a ser um fator de sucesso, alertando para o respeito pelos recursos naturais e para a sua escassez, como a água, e para a urgência da redução drástica do volume de resíduos produzidos por cada um de nós, tornando cada cidadão num agente de mudança, em que procuramos fazer do nosso um Concelho cada vez Mais Verde.


topo