Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

DOCUMENTOS COM HISTÓRIA



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2021-05-01

Documentos com História
Maio | 2021


Os outros Paços do Concelho em Loures (1887-1916)

 
O primeiro edifício que serviu de Paços do Concelho situava-se no sítio da Mealhada numa propriedade de Domingos António Pereira que, em 1887, o arrendou por quatrocentos mil réis anuais à Câmara Municipal de Loures. Depois de algumas obras de adaptação, que duraram dois meses devido à falta de recursos locais, procedeu-se à transferência do Largo do Leão, agora em Lisboa, para a sede do recém-criado município de Loures.
A primeira sessão da Câmara Municipal de Loures nos novos Paços do Concelho ocorreu sob a presidência de Anselmo Braamcamp Freire, sendo precedida por uma manifestação dos habitantes de Loures com alguma pompa e circunstância, que não estava prevista, em regozijo «pela realisação do seu mais ardente desejo, que era o ver estabelecidos na area da sua parochia os paços municipaes do concelho ultimamente creado sobre o nome da povoação de Loures».
Em 1892, sem aviso prévio do senhorio, o 2° marquês da Praia e de Monforte, Duarte Borges Coutinho, comunica à Câmara ter adquirido a propriedade na Mealhada, solicitando a desocupação imediata do edifício. A Câmara Municipal, apesar de legalmente ter a possibilidade de não o fazer, acede ao novo proprietário e transfere as suas instalações para um edifício na Rua Azevedo Coutinho. Este edifício, que também não estava dimensionado para a função, será arrendado por trezentos e cinquenta mil réis anuais a José Duarte Jorge de Jesus, um ourives com loja em Lisboa, sendo nele que, em 1910, a Junta Revolucionária de Loures proclamará a República e a Câmara Municipal se manterá até 1916.


 
topo