DOCUMENTOS COM HISTÓRIA
Abril | 2021
Um acidente aéreo em Bucelas (1960)
Com intervalo de vinte anos, em 1960 e 1980, ocorreram no concelho de Loures dois acidentes graves envolvendo aeronaves, sendo o segundo mais conhecido do que o primeiro devido às personalidades nele envolvidas.
Provenientes da United States Navy, chegaram a Lisboa por via marítima para a Força Aérea Portuguesa, em 1956, vários aviões Lockheed PV-2C Harpoon construídos por volta de 1944 e que, muito provavelmente, deviam ter sido utilizados no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. A um deles, com o registo do construtor 15-1162 e registo US Navy 37196, foi atribuída a matrícula 4624 e destinado à Esquadra 62 da Base Aérea nº 6, no Montijo. Sendo a sua missão primária a luta anti-submarino e a vigilância da costa marítima, nos anos seguintes participou em vários exercícios aeronavais, em território nacional e no estrangeiro, dando às suas tripulações a qualificação necessária para desempenharem missões em situações complexas.
No princípio de 1960, num exercício durante uma noite de denso nevoeiro, a aproximação ao aeroporto de Lisboa não correu como se esperava e o 4624 embateu violentamente contra a serra do Trancão, em Bucelas, resultando a sua destruição total e causando dois mortos e quatro feridos graves. Sem que se tenha notado o acidente, só depois das 22 horas foi dado o alarme por bombeiros de Bucelas que vinham de Lisboa. O socorro à tripulação acidentada foi trabalhoso, dificultado pelas condições atmosféricas, noite escura e nevoeiro, para além de um percurso de 15 Km em caminhos intransitáveis, tendo os bombeiros de escalar a serra para atingir o local do acidente.
Relatório dos serviços prestados ao avião BV-2 (sic) da B. A. n.º 6 do Montijo despenhado na Serra do Trancão no dia 25-2-1960
Câmara Municipal de Loures, Processo de expediente n.º 402/60, f. 1-2