Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

DOCUMENTOS COM HISTÓRIA



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2021-02-01

A primeira vereação da Câmara Municipal de Loures (1887-1889)

Como consequência da criação de uma nova circunvalação para reforçar a defesa de Lisboa, o território teve novamente de se adaptar por extinção do concelho de Belém, em 1885, cujas freguesias exteriores à circunvalação foram anexadas aos concelhos de Oeiras, Sintra e Olivais. No ano seguinte integraram-se as freguesias do concelho dos Olivais do interior da nova estrada e as exteriores mantiveram-se no concelho dos Olivais, agora com a designação de Loures, para onde, em 1887, devia ser transferida a sede.

Tal como determinado pelo resultado das eleições municipais, vencidas pelo Partido Progressista, ao segundo dia do novo ano foi dado juramento aos vereadores eleitos e procedeu-se à eleição do Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal. A iniciante Câmara Municipal de Loures, ainda sem funcionários ou instalações, começava a sua vida no edifício dos Paços do Concelho da entidade a que sucedia, no Largo do Leão, agora em Lisboa.

Entre conhecidos e desconhecidos da política local, era votado para Presidente da Câmara um dos proprietários mais abastados do concelho, Anselmo Braamcamp Freire, longe de ser o notável historiador que seria na viragem do século, entre outras funções políticas e cívicas. Para Vice-Presidente foi votado Henrique César Farinha, farmacêutico em Loures, sendo ainda vereadores Agostinho José da Fonseca Dine, farmacêutico em Odivelas, António Barbosa, anos mais tarde Secretário da Câmara, Francisco Ferreira Guedes, José Baptista Canha, proprietário do Palácio do Correio-Mor, e José Maria Vieira Borges. Os vereadores substitutos eram Agostinho Domingues da Silva, António Duarte Custódio, António Ferreira dos Santos, António João Duarte e Francisco Rafael Pinto Pessoa.


Sessão de installação da Camara Municipal do Concelho de Loures, que ha de servir no triennio de 1887 a 1889
Câmara Municipal dos Olivais, Registo das sessões da Câmara Municipal dos Olivais, Livro 18, f. 11v-12
 
topo