Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

Dia Internacional das Pessoas Ciganas



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2026-04-08

Inclusão, Participação, Igualdade e Corresponsabilidade

Dança, Música e Vozes que Celebram a Identidade


Assinalamos o Dia Internacional das Pessoas Ciganas celebrando a força criativa que define o povo Roma – uma cultura onde a música, a dança e o canto – não são apenas formas de arte, mas formas de existir e resistir, espelhando a alegria e a festa, mas também a busca do amor e da paz, e a densidade da tristeza e da dor, tão presentes nas letras das suas canções tradicionais. Não por acaso, o virtuosismo dos intérpretes e compositores ciganos é admirado na Europa há centenas de anos.

Reconhecidos há séculos pela originalidade e intensidade da sua produção artística, intérpretes e compositores ciganos deixaram marcas profundas em estilos musicais como o flamenco, o jazz manouche, a música balcânica e múltiplas tradições de dança e performance que moldaram identidades culturais dentro e fora da Europa.

A data — também conhecida como Dia Internacional dos Ciganos/as — foi instituída em 8 de abril de 1971, no Primeiro Congresso Mundial Romani. Este encontro histórico reuniu diversas comunidades para debater reconhecimento, direitos humanos e igualdade, tendo aí sido adotados símbolos comuns, como a bandeira Roma, e escolhido o hino Gelem, Gelem, uma canção que atravessa gerações e memórias.

Mais do que uma celebração, esta efeméride convida ao reforço do compromisso coletivo com a inclusão, a participação ativa, a igualdade e a corresponsabilidade. É também uma oportunidade para valorizar a riqueza da herança artística, cultural e histórica das comunidades ciganas em todo o mundo. Conhecer é sempre o primeiro passo: conhecer para reconhecer, para valorizar, para desconstruir estereótipos e para combater o preconceito e a discriminação.


CML – AML – Série Folhas de Contacto

topo