Calou-se Uma Voz Incómoda
"A história dá sinais de regressão. Reacendem-se conflitos anacrónicos que se consideravam superados, ressurgem nacionalismos fechados, exacerbados, ressentidos e agressivos."
Papa Francisco
O papa Francisco faleceu hoje aos 88 anos. De ascendência italiana, Jorge Mario Bergoglio, seu nome de batismo, nasceu no Bairro das Flores, em Buenos Aires, na Argentina, a 7 de dezembro de 1936. Antes de seguir o caminho do sacerdócio, formou-se como técnico de química. Em 1998, tornou-se arcebispo de Buenos Aires e, em 2001, foi nomeado cardeal. A 13 de março de 2013, contra todas as expectativas, foi escolhido como 266.º sumo pontífice da Igreja Católica, adotando o nome Francisco em homenagem a Francisco de Assis. Foi o primeiro pontífice latino-americano, o primeiro papa do hemisfério sul e o primeiro jesuíta a liderar a igreja.
Francisco deixou um legado de tolerância, inclusão e diálogo. Criticado pelos setores mais conservadores da Igreja Católica e da política, foi uma voz incómoda ao condenar os desequilíbrios socioeconómicos, o capitalismo selvagem, os discursos de ódio contra outras religiões, emigrantes e minorias sexuais, o populismo e o neoliberalismo. Defendeu uma economia mais justa, o meio ambiente, os direitos dos emigrantes e uma postura mais aberta sobre temas polémicos como o acolhimento de divorciados, de pessoas LGBTQ+ e em situação de marginalização.
Recordamos a última visita do papa Francisco a Portugal, em 2023, partilhando algumas das fotografias captadas durante a Jornada Mundial da Juventude (concelho de Loures).

Jornada Mundial da Juventude (2023)


Jornada Mundial da Juventude (2023)
CML – AML – Série Folhas de Contacto