PARQUE ESCOLAR
Apresentação do estudo prévio da Escola Luís de Sttau Monteiro
A Câmara Municipal de Loures apresentou, no dia 9 de dezembro, o estudo prévio para reabilitação da Escola Básica de Luís Sttau Monteiro, em Loures, à comunidade educativa.
Insira aqui o texto
Recorde-se que o projeto de beneficiação desta escola resulta de um acordo, assinado entre Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o anterior Governo, para o financiamento pelo Estado, da reabilitação, até 2033, de 451 escolas que precisam de obras, distribuídas por três níveis - prioritário, urgente e muito urgente.
“Conseguimos incluir neste lote 8 escolas. Duas, integradas na prioridade 1 – Maria Veleda e Gaspar Correia – que irão começar as obras já em janeiro, e as restantes seis, na prioridade 2, onde está incluída a Sttau Monteiro”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Loures.
Ricardo Leão explicou, ainda, que o Município de Loures decidiu “avançar já com o estudo prévio de todas as escolas” antes da saída dos respetivos avisos de candidatura para financiamento da requalificação dos estabelecimentos escolares.
“Assim, quando o aviso sair, em princípio no final do primeiro trimestre de 2025, estaremos num estado de maturidade diferente de muitos outros municípios”, revelou o autarca.
A intervenção, no valor de cerca de 19 milhões de euros, tem como objetivo melhorar a organização funcional dos espaços, bem como o conforto térmico e acústico dos vários blocos, garantir acessos para pessoas com mobilidade condicionada, requalificar as áreas exteriores de recreio e dos espaços verdes, e reabilitar o campo de jogos.
Entre as maiores intervenções está a construção do pavilhão desportivo, com 2400 m2, que contemplará uma bancada para 160 lugares sentados, seis balneários, gabinete médico, sala de ginástica, parede de escalada, estando aberto à comunidade.
No entanto, a grande novidade está relacionada com a construção de um novo bloco de 870 m2 para o primeiro ciclo, com lotação máxima de 204 alunos, preparada para acolher oito turmas. Terá também zonas específicas de recreio e jogos cobertas e descobertas.
A obra prevê ainda a demolição e reconstrução do pavilhão central, criando novos espaços polivalentes ludicamente apelativos, a reformulação total da cozinha e refeitório, e a criação de salas de artes, incluindo uma para a Orquestra Geração.
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)