Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

 

EDUCAÇÃO NO CENTRO

Conselho Municipal de Educação de Loures realiza reunião extraordinária

CMEL_reunião extraordinária_2024_1

O Conselho Municipal de Educação de Loures (CMEL) reuniu-se, no passado dia 23 de abril,  no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, onde, além da tomada de posse de novos conselheiros, foi apresentado o retrato da Rede Educativa do Concelho de Loures.

  • CMEL_reunião extraordinária_2024_2
  • CMEL_reunião extraordinária_2024_3
  • CMEL_reunião extraordinária_2024_4
  • CMEL_reunião extraordinária_2024_5

Loures conta com 130 equipamentos educativos em que, destes, 81 são públicos e 49 privados. Tendo em conta dos dados relativos ao ano letivo 2021/2022, o total de inscritos na rede escolar ascendia aos 28 011 alunos, a maioria (23 154) na rede pública e os restantes (4 857) na rede privada.

De acordo com os dados apresentados, a evolução da população escolar nos últimos cinco anos tem registado um aumento, mais significativo no 1.º e 3.º ciclos.

Relativamente ao regime semestral implementado em todos os agrupamentos escolares, o CMEL deu a conhecer os resultados do questionário feito a alunos, professores, pais e encarregados de educação sobre a sua perceção face à avaliação por semestres. Entre as conclusões está a “pouca maturidade” do processo aquando da avaliação externa, considerando-se insuficiente o tempo decorrido (um ano letivo) para que os resultados obtidos possam influir numa decisão definitiva relativamente à manutenção ou não da organização semestral do calendário escolar.

“Trata-se de uma matéria que ainda não é consensual”, referiu, na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Loures. “Não quer dizer que não possa vir a ser, mas não podemos tomar decisões sem estarem devidamente fundamentadas e estudadas. Temos de fazer com que todos os parceiros se envolvam até uma uniformização das opiniões”, frisou Ricardo Leão.

Da ordem de trabalhos fez ainda parte a apresentação de alguns dos projetos da Câmara Municipal de Loures relacionados com o desporto e a saúde em contexto escolar, que desenvolvem temáticas como o bullying, a sexualidade, a saúde mental, entre outras solicitadas pelas próprias escolas.

Ao longo de toda a sessão, os conselheiros tiveram ainda a oportunidade de expor perante o Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Pedro Florêncio, os problemas e preocupações existentes nos respetivos agrupamentos escolares, bem como partilhar projetos e casos de sucesso desenvolvidos nas escolas do concelho de Loures.



regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)