Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

 

ARTE PÙBLICA NA ESCOLA

Novo mural na Escola Básica General Humberto Delgado

A Escola Básica General Humberto Delgado, em Santo António dos Cavaleiros, ganhou hoje um novo mural de arte urbana, da autoria do português RAF.

Realizado no âmbito do projeto Arte Pública na Escola, este mural resultou da requalificação do pavilhão desportivo da Escola Básica General Humberto Delgado e veio substituir uma obra já realizada anteriormente pelo artista naquele local.

Nesta pintura, RAF teve como musa inspiradora a sua filha e, aproveitando o contexto em que está inserida, brincou com diversos temas, tais como a criação da escola, a liberdade e o papel que o General Humberto Delgado, conhecido como o 'General sem medo', teve na história recente de Portugal.

“Quando, há uns anos, tivemos aqui a primeira obra de arte urbana, de imediato ligámos à história deste Agrupamento de Escolas”, afirmou hoje Gonçalo Caroço, vereador responsável pelo Departamento de Educação e pela Unidade de Inclusão e Cidadania na Câmara Municipal de Loures, numa visita ao mural.

Além de enaltecer o trabalho do artista português nesta escola, o autarca explicou também o motivo desta intervenção: “Quando fizemos as obras de recuperação do pavilhão desportivo, tivemos de tratar desta parede. Foi possível reconstruir a pintura que já cá estava, bem como atualizá-la”.

“Vamos continuar a trabalhar a arte pública, tentando ligá-la aos locais, à vivência e às pessoas”, concluiu Gonçalo Caroço.

O diretor do Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado, António Mendes, agradeceu o trabalho do artista RAF, “que tendo sido pintado numa circunstância diferente, com uma pintura de base melhor, veio engrandecer a escola e permitir que o desenho perdure por mais tempo”.

Já o artista, Rui Alexandre Ferreira, mais conhecido por RAF, agradeceu o convite e o respeito do Município de Loures, salientando que “a arte urbana é muito importante, pois ajuda os artistas a viverem da sua arte, bem como a mostrá-la, sendo esta arte transversal a todas as áreas”.

O projeto Arte Pública na Escola é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.



regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)