Instituto Português do Desporto e Juventude

Curso de Técnico de Juventude

O Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Centro de Juventude de Lisboa, e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, através do Centro Emprego Formação Profissional de Lisboa, vai abrir o curso de Técnico de Juventude, cujo perfil de saída tem como objetivo intervir na conceção, organização, desenvolvimento e avaliação de projetos, programas e atividades com e para jovens, mediante metodologias do domínio da educação não formal, facilitando e promovendo a cidadania, a participação e intervenção ativa na sociedade, a autonomia, a inclusão e o desenvolvimento pessoal, social e cultural.

O Técnico de Juventude tem como atividades principais:

• Diagnosticar e analisar áreas de intervenção com e para jovens;

• Colaborar na definição e gestão de recursos técnicos, logísticos, formativos e financeiros necessários para a realização de atividades juvenis, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, dos equipamentos, do espaço e das prestações de serviços;

• Intervir no planeamento, organização, dinamização e avaliação de atividades de animação juvenil;

• Colaborar na elaboração e implementação de projetos de intervenção e desenvolvimento, de âmbito nacional e/ou internacional, destinados aos jovens;

• Intervir no desenvolvimento de campanhas de informação e comunicação, de âmbito nacional e/ou internacional, em temáticas da área da juventude;

• Promover a dimensão internacional da área da juventude, especialmente no espaço europeu, Ibero-americano e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Destinatários:

Jovens dos 16 aos 24 anos de idade, de nacionalidade portuguesa e jovens estrangeiros com autorização de residência em Portugal. (Em situação de interesse, de jovens com idade superior aos 24 anos e inferior a 28 anos, há a possibilidade de se inscreverem, mediante uma autorização do diretor do IEFP).

Condições de acesso:

a) 9º Ano de escolaridade completo (comprovado com certificado de habilitações);

b) Inscrição no IEFP (jovens poderão fazê-lo em qualquer serviço de Emprego do IEFP).

Certificação:

Dupla certificação, 12º ano + certificação profissional - nível 4, num total 3650 horas de formação.

Apoios previstos:

• Bolsa de profissionalização;

• Subsídio de alimentação;

• Subsídio/Despesas transporte;

• Bolsa para material de estudo (Em função do escalão do Abono de Família).

Local:

O curso terá lugar no Centro de Juventude de Lisboa (CJL), sito na rua de Moscavide, Lt. 47 101, Parque das Nações, em Lisboa, com inicio em novembro de 2018, e tem a duração de 2 anos e meio.

Horário:

Estão previstas duas ações, em horário laboral de 2ª a 6ª feira, uma ação das 08h às 14h e outra das 14h às 20h.

Inscrição:

As/os jovens interessadas/os neste curso de Técnico de Juventude (identificação no IEFP nº 178915) deverão efetuar a sua pré-inscrição até 15 de outubro de 2018 através do link: https://goo.gl/88bwnu

O processo de inscrição é composto pela ficha de inscrição e pelo certificado de habilitações do 9º ano de escolaridade completo da/o candidata/o.

Em anexo segue folheto com informação da componente e unidades de formação do curso.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas contactar através do email cjlisboa@ipdj.pt ou do telefone 218 920 800 (ext: 150).