Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

 

ESCOLA A TEMPO INTEIRO

Assinados acordos de colaboração com parceiros do programa

Assinados acordos colaboração parceiros_1

A Câmara de Loures assinou os acordos de colaboração com os parceiros que integram o programa Escola a Tempo Inteiro, nas vertentes Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Componente de Apoio à Família (CAF) e Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF).

  • Assinados acordos colaboração parceiros_2
  • Assinados acordos colaboração parceiros_3
  • Assinados acordos colaboração parceiros_4
  • Assinados acordos colaboração parceiros_5
  • Assinados acordos colaboração parceiros_6

Foram assinados protocolos com cerca de 30 entidades, entre associações de pais, instituições particulares de solidariedade social, juntas de freguesia e associações sem fins lucrativos, numa cerimónia que decorreu no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, no dia 6 de outubro.

“Este é um momento importante”, referiu, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, salientando o esforço que foi dotar toda a rede pública escolar com refeições confecionadas no local. 

“Hoje enfrentamos novos desafios. A Câmara Municipal contrata um serviço e este tem de ter a qualidade que as crianças e toda a comunidade escolar merecem. Assumimos também as competências do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário no que diz respeito às refeições, o que aumentou ainda mais a nossa obrigação, fiscalização e cumprimento desse mesmo contrato”, sublinhou o autarca. 

“Assumo aqui que estarei muito atento ao cumprimento do caderno de encargos que temos com a empresa contratada, e à sua calendarização, e irei, pessoalmente, a todas as escolas, para verificar, in loco, aquilo que é uma obrigação da empresa na sua prestação de serviços”, mencionou Ricardo Leão. 

O desafio da descentralização de competências na área da Educação foi outro dos assuntos abordados pelo presidente do Município de Loures, que defendeu que “quanto mais próximo estiver o poder da decisão das pessoas, mais reforçada sai a nossa democracia”. A conjetura atual foi outra das preocupações mencionadas por Ricardo Leão, que destacou a falta de dignidade de algumas escolas do concelho e a necessidade de se proceder à requalificação das mesmas. 

“Enquanto membro da direção da Associação Nacional de Municípios Portugueses”, continuou, “conseguimos um importante avanço para o nosso Município. Das 300 escolas que vão ser abrangidas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do apoio à requalificação dos estabelecimentos do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, 30 vão ter intervenção no próximo ano e conseguimos que duas fossem para o concelho de Loures. Vamos ter as escolas básicas Maria Veleda e Gaspar Correia requalificadas. Depois temos mais seis escolas previstas no PRR, cujos projetos já foram lançados. Não foi uma conquista fácil, mas conseguimos. São verbas do PRR, que vão ser partilhas com as da Autarquia”, anunciou o autarca.

Recorde-se que estes acordos têm por objeto estabelecer e regular a parceria entre os outorgantes, visando a execução do programa Escola a Tempo Inteiro, nas vertentes AEC e CAF, dirigidas aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, e AAAF, dirigida às crianças dos jardins de infância. 

Presentes na cerimónia de assinatura dos acordos de colaboração estiveram também a vice-presidente e a vereadora da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão e Paula Magalhães, respetivamente.

 

Homenagem aos docentes e não docentes aposentados 

O dia de ontem ficou igualmente marcado pela cerimónia de homenagem aos docentes e não docentes que se encontram aposentados desde 2019. Os cerca de 35 homenageados receberam uma peça representativa do património municipal – a tradição cerâmica de Sacavém –, realizada pelos alunos Márcio Aleixo, Filipe Fernandes e Wilson Silva, do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, no âmbito do concurso T-Parade.



regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)