Espaço Dirigente Associativo

Aprovação em Reunião de Câmara dos Apoios ao Movimento Associativo

Foram aprovadas na 61ª reunião de Câmara, realizada no dia 6 de maio de 2020, as propostas que permitirão antecipar os pagamentos relativos aos seguintes programas e linhas de apoio ao Movimento Associativo:

- Acordos de Colaboração na área da Cultura (Teatro Profissional, Teatro Amador, Danças e Cantares, Fanfarras, Coros, Bandas, Orquestras, Escolas de Música, Semanas Regionais);

- Programa Mais Desporto em Loures e respetivas minutas dos Contrato Programa;

- Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo - RMAA 2020 e respetivos Contratos Programa;

Para o efeito, relativamente aos Programa Mais Desporto em Loures e RMAA, efetuaram-se, da forma mais célere possível, as análises técnicas sobre as candidaturas apresentadas. Quanto aos Acordos de Colaboração, correspondemos à proposta apresentada pela Associação de Coletividades do Concelho de Loures, no sentido da manutenção das minutas dos Acordos de Colaboração com os agentes culturais, no modelo que vigorava até 2019.

Ao conjunto destas deliberações corresponde um valor total superior a 580 mil euros, o que certamente constitui um importante apoio às Coletividades e Associações do nosso Concelho, num momento em que enfrentam maiores perturbações decorrentes da atual crise sanitária.

Tudo faremos para que as transferências financeiras associadas aos programas aprovados ocorram com a maior brevidade.

Queremos reafirmar que, apesar de nos vermos confrontados com intervenções e despesas não previstas, em momento algum foi posto em causa o cumprimento dos nossos compromissos para com o Movimento Associativo do nosso Concelho.

Estamos confiantes que, mais uma vez, o Movimento Associativo e o grande conjunto dos seus dirigentes, terá a capacidade criativa e mobilizadora para enfrentar este momento particularmente difícil para a nossa vida coletiva.