Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

As atuais instalações foram inauguradas em Maio de 2009. A autoria do projeto é de Fernando Martins e João Santa Rita. O edifício, a praça pública e o estacionamento foram concebidos com o objetivo de articulação arquitetónica com a Biblioteca Municipal José Saramago.

Construído de raiz para albergar o arquivo, trata-se de um edifício de linhas modernas, com os tetos em betão à vista, acabados em verniz mate transparente.

A fachada é composta por panos de vidro duplo, colocados interiormente às lâminas estruturais, afastadas 10 cm das lajes formadas por vidros laminados translúcidos.

Já em 2009 o projeto de arquitetura foi um dos mais nomeados para um prestigiado Prémio de Arquitetura Europeu.

O edifício é composto por dois pisos à superfície e três subterrâneos:

Piso zero: Atendimento ao público, sala de leitura e de exposições;

Piso 1: Gabinetes técnicos e serviço de digitalização;

Pisos -1: Reprografia, sala de pessoal, dois depósitos e garagem;

Pisos -2 e -3: Seis depósitos e garagem;

Os dois depósitos do piso -1 foram cedidos aos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR).