Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

DOCUMENTOS COM HISTÓRIA



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2021-12-03

Documentos com História
Dezembro | 2021


Religião e consciência

Desde tempos remotos, as comunidades introduziram agentes transcendentais na sua vivência social como explicação de alguns acontecimentos, naturais ou não, para os quais não conseguiam encontrar soluções de imediato. Assim, naturalmente, um ser transcendente tornava-se mediador entre a causa e o efeito de todos os fenómenos inexplicáveis. Contudo, à medida que da mera crença se passa para a religião, formas diferentes de viver e de entender criam, muitas vezes, diferenças irreconciliáveis e provocam conflitos.

Guerras fratricidas entre povos e religiões acompanham a evolução humana e o belicismo contra o que pensa de forma diferente, contra aquele que é diferente, alcança níveis mais elevados de intolerância durante o século XX. São bastante conhecidos os conflitos entre as três religiões chamadas «do Livro», o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, mas menos notórios são os antagonismos com movimentos religiosos surgidos a partir da ideia de uma nova evangelização cristã.

Surgido no último quartel do século XIX nos Estados Unidos da América, o movimento Testemunhas de Jeová tem sido perseguido e proscrito em muitos países e em Portugal, registado desde 1925, viveu na clandestinidade durante o Estado Novo. Querendo manter uma neutralidade política e militar, em tempos de guerra ou paz, foi durante o recrutamento para a guerra em África que mais se fez sentir a repressão aos seus membros, sendo presos e torturados pela PIDE como se pertencessem a um movimento político oposicionista. O Presidente da Câmara Municipal de Loures, ao enviar a instâncias superiores uma carta que lhe «parece revestir-se de transcendência e revelar estranha atitude», mais não fazia do que facilitar essa repressão.




Câmara Municipal de Loures, Correspondência confidencial expedida, 1969
Ofício, da Câmara Municipal de Loures para o Governo Civil de Lisboa, a comunicar o conteúdo de uma carta recebida sobre assuntos militares
topo


YouTube   Facebook

Copyright © Câmara Municipal de Loures 2014
Segurança e Privacidade