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DOCUMENTOS COM HISTÓRIA



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Arquivo Municipal de Loures | 2021-07-30

DOCUMENTOS COM HISTÓRIA
AGOSTO | 2021

A Estrada ao longo do Vale do Tejo (1952-56)


Os planos urbanísticos idealizados a partir do final da década de 30 do século XX pelo urbanista Étienne de Gröer (Varsóvia, 1882 - Nice, 1974), em parceria com João Guilherme Faria da Costa (Sintra, 1906 - Lisboa, 1971), trariam alterações profundas a Lisboa e arredores, sendo de destacar o Plano Geral de Urbanização e Expansão de Lisboa, o Plano da Faixa Marginal do Tejo de Moscavide a Vila Franca de Xira e os planos de urbanização de Sintra, da Costa do Sol e de Almada.

A expansão dos centros urbanos e a instalação de novas áreas industriais na periferia de Lisboa estão bem patentes no Plano de Urbanização da Costa do Sol e no Plano da Faixa Marginal do Tejo de Moscavide a Vila Franca de Xira, contendo ambos a criação das duas primeiras auto-estradas em Portugal, a primeira a ligar Lisboa e Cascais, com o primeiro troço inaugurado em 1944, a segunda a ligar Lisboa e Porto, com o primeiro troço inaugurado em 1961.

Devido ao longo período de execução destas obras, com expropriações de terrenos muito demoradas e traçados várias vezes alterados, só em 1954 é pedido o parecer para o primeiro troço da renovação da Estrada Nacional nº 1, designada provisoriamente como Estrada ao longo do Vale do Tejo. No pedido, acompanhado de uma extensa planta com 8 metros de comprimento, é referida outra solução na travessia de Sacavém. Seguindo desde Moscavide paralelo ao rio Tejo, o traçado previsto destruía praticamente a zona urbana de Sacavém, sendo essa solução, em viaduto, aprovada em 1956 com a designação Auto-Estrada ao longo do Vale do Tejo.


Traçado do primeiro troço da Estrada ao longo do Vale do Tejo, entre Sacavém e Alhandra, à escala 1/2500 (1952)
Câmara Municipal de Loures, Processo de obras nº 4326/Antigo
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