Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bucelas fundada a 26 de julho de 1891



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2021-07-26

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bucelas
130.º Aniversário

"(...) estava a vila de Bucelas em festa em honra do Anjo Custódio da Nação, quando na noite de 19 de julho de 1891 ocorreu "um pavoroso incêndio em Bucelas”, num prédio situado na praça Tomás José Machado, mais conhecida por Rossio, pertença de Rafael Pinto Pessoa (...)*

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bucelas, é fundada a 26 de julho de 1891, fruto da vontade e da abnegação de um grupo de Bucelenses como, Carlos Maria Monteiro Freire, João Camilo Alves, Joaquim Dias Leal Quintão, Augusto Carlos Monteiro Freire e Júlio António Monteiro Freire.

Em 1892, a Câmara Municipal de Loures atribuiu um subsidio anual que contemplava, não só o pagamento do aluguer das instalações do primeiro quartel, mas também a aquisição e reparação de equipamento de combate aos fogos. A primeira sede dos Bombeiros de Bucelas, situava-se no Largo do Espírito Santo, no edifício onde atualmente se localiza o café "Primavera".

Em julho de 1940 é lançada a primeira pedra para o novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Bucelas, o Quartel Guilherme Soromenho. Inaugurado, numa 1.ª fase, a 26 de julho de 1945, ficou concluído em 1950.

Já no século XXI, em 2011, iniciou-se a ampliação do quartel que viria a ser concluída em 2016, e da qual resultou o moderno e bem equipado quartel da atualidade.


Veiculo de combate a incêndios, crismado com o nome de Dario Canas, presidente da Câmara Municipal de Loures, Bucelas, 1935
CMLRS - AMLRS - Série Folhas de Contacto



Batizado do Auto Pronto Socorro Ligeiro de Nevoeiro, Bucelas, 1964
Veículo com direção total da marca GMC
Foto cedida por Maria Manuela Cordeiro Martins Pereira

Alçados do projeto do quartel dos Bombeiros Voluntários de Bucelas, 1940
Processo de obra de particulares n.º 417/1940
CMLRS - AMLRS - Série Processos de Obra de Particulares


Ofício da Associação dos Bombeiros Voluntários Bucelenses, 1895
A questionar a Câmara Municipal de Loures sobre a data de pagamento do subsídio anual atribuído para a renda da casa da bomba.
CMLRS - AMLRS - Série Correspondência Recebida Câmara Municipal de Loures


Ofício dos Bombeiros Voluntários de Bucelas, 1929
A agradecer à Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Loures o interesse e valioso auxílio na edificação do quartel e em prol da Corporação.
CMLRS - AMLRS - Série Correspondência Recebida Câmara Municipal de Loures

 
topo


YouTube   Facebook

Copyright © Câmara Municipal de Loures 2014
Segurança e Privacidade