Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

Em Loures o Passado tem Futuro



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2021-06-02

 Quinta da Maçaroca

A quinta da Maçaroca é a última das antigas quintas que compunham a freguesia de São João da Talha, comumente datada do século XVIII, embora recentes estudos baseados em artefactos ali encontrados por um seu proprietário, associados ao aspeto das duas torres com ameias que ladeiam um dos corpos dos edifícios e à existência de um fosso, sugerem uma função defensiva, portanto mais antiga.
Propriedade outrora de grandes dimensões, além da sua zona privada de jardim com tanque, relvados e buxos, possuía cavalariças, estábulos, ovil, olival, pomar e agropecuária, viu-se retalhada em grande parte da sua área agrícola, para instalação das mais variadas indústrias sendo a última um hipermercado fruto de uma localização invejável.
A sua posse perde-se no tempo, sabemos que no inicio do século XX a Quinta pertencia a Dom Vicente de Paula Gonçalves Zarco da Câmara, 10.º conde da Ribeira Grande, que alugava a terceiros a exploração de uma pedreira ali existente. Já nos anos trinta eram seus proprietários o engenheiro químico e deputado Pedro Augusto Pinto da Fonseca Botelho Neves, que tem rua com seu nome na localidade, e  sua esposa Maria Madalena Pereira Palha Van Zeller Botelho Neves, que aqui residiram com seus filhos e cujos herdeiros alienaram a Quinta em hasta pública no final dos oitenta do século XX.


Foto do edifício da Quinta da Maçaroca, alterado em 1946, São João da Talha,2006
CMLRS-AMLRS-Série folhas de contacto




Maria Madalena Pereira Palha Van Zeller Botelho Neves, moradora na quinta da Maçaroca, solicita licença para proceder a obras de alteração na sua propriedade em São João da Talha, 1945
Requerimento e Alçados
Processo de obra de particulares n.º 1200/1946
CMLRS-AMLRS-Série processos de obra de particulares



Quinta da Maçaroca alçados
topo