Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

"Em Loures o Passado tem Futuro"



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2021-05-03

Prior Velho

Durante o mês de maio pretendemos dar-vos a conhecer – divulgando documentos e fotografias que integram o espólio do Arquivo Municipal de Loures – um pouco melhor a localidade de Prior Velho e, simultaneamente, homenagear as suas gentes e sensibilizá-las para a importância de, também elas, colaborarem connosco, doando ou cedendo documentos e fotografias que estejam na sua posse, partilhando as suas memórias e vivências.


Um percurso virtual – o possível no momento que vivemos –  através do qual podemos interpretar o desenvolvimento desta povoação localizada a sul do concelho de Loures. Com uma área de 1,49 quilómetros quadrados, o Prior Velho tem delimitações com Camarate, Sacavém, Portela e Santa Maria dos Olivais (no concelho de Lisboa) e, segundo os Censos de 2011, cerca de 14 mil habitantes.

A história da localidade esteve desde sempre ligada a Sacavém, freguesia à qual pertenceu até ao final dos anos 80 do século passado. A 25 de agosto de 1989, por força do desenvolvimento ocorrido ao longo de todo o século XX é criada a freguesia do Prior Velho (Lei n.º 69/89). Em 2009 é elevada à categoria de vila (Lei n.º 40/2009) e em 2013, na sequência da Lei n.º 11-A/2013, passou a integrar a União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho.

Em termos de património histórico, a Quinta da Francelha – património de propriedade particular destaca-se na mancha urbana. Edificada nos séculos XVII/XVIII, outrora rodeada por vinhas e pomares, tornou-se conhecida pelo bom vinho que produzia.  O seu valor patrimonial viria a ser reconhecido pela primeira vez em 1983, com a classificação como Imóvel de Interesse Público.

Do ponto de vista económico, social e político, o seu crescimento e progressiva autonomia sustentam-se na matriz industrial que se foi afirmando a partir da segunda metade do século XX, com a construção de importantes infraestruturas como o caminho de ferro, o aeroporto, a autoestrada do Norte ou a ponte Vasco da Gama, atraindo pessoas e empresas.

O projeto tem ainda intrínseco um convite à população do concelho de Loures para que ceda, para digitalização, tratamento e divulgação, fotos e documentos que ilustrem momentos das suas vidas e imagens da sua terra. Colabore connosco!

Contacte o Arquivo Municipal através do telefone 211 150 755 ou do endereço eletrónico arquivo_municipal@cm-loures.pt
 

  
                 
   Povoação do Prior Velho, perto da Fábrica do Sebo, 1962
                       CMLRS - AMLRS



         
 Quinta da Francelha, 2013
          Visita à Quinta da Francelha no âmbito da exposição Caminhando pelo Património Arquitetónico de Loures
          CMLRS - AMLRS - Série folhas de contacto 




Zona Industrial, Prior Velho, [1993]
CMLRS - AMLRS - Série folhas de contacto




Núcleo antigo do Prior Velho, 1993
Bairro de barracas, Prior Velho, 1992
Demolição de bairro de barracas, Prior Velho
, 1996

CMLRS - AMLRS - Série folhas de contacto





Construção de prédios de habitação social, Prior Velho, 1995
Habitação Social, Quinta das Pretas, 1999
CMLRS - AMLRS - Série folhas de contacto





Inauguração da Escola Primária do Prior Velho, 1985
Escola EB1/JI do Prior Velho, [2011, 2013]
CMLRS - AMLRS - Série folhas de contacto




Parque Urbano (Canal Simtejo), Prior Velho, 2011
Vista geral do Prior Velho, 2001
CMLRS - AMLRS - Série folhas de contacto

topo