Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

"Em Loures o Passado tem Futuro"



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2021-01-27

"Em Loures o Passado tem Futuro"
Apelação - parte IV

Com a premissa de divulgar o rico espólio à sua guarda, num período de distanciamento fruto de circunstâncias a que todos somos alheios, pretende o Arquivo Municipal de Loures apresentar semanalmente alguns documentos textuais e fotográficos que nos recordam o quotidiano mais ou menos longínquo de Loures e das suas gentes, iniciando em janeiro esta nova rubrica com a localidade de Apelação, porque "Em Loures o Passado Tem Futuro"!

O projeto tem ainda intrínseco um convite à população do concelho de Loures para que ceda, para digitalização, tratamento e divulgação, fotos e documentos que ilustrem momentos das suas vidas e imagens da sua terra.
Colabore connosco!
Contacte o Arquivo Municipal através do telefone 211 150 755 ou do endereço eletrónico arquivo_municipal@cm-loures.pt

  

Carros de trabalho puxados por muares na rua da Fonte, atual rua Henrique Barbosa, Apelação, s/d
Foto cedida a título de empréstimo por Rui Manuel Paulo dos Santos

 
Janela em muro em ruinas na rua Henrique Barbosa, Apelação, 1987

CMLRS-AMLRS- Série Folhas de Contacto






Ofício da Câmara Municipal de Lisboa, janeiro de 1888
O presidente da Câmara, Fernando Pereira Palha Osório Cabral, a informar que os comerciantes da Calçada de Carriche que pagavam os seus impostos sobre o consumo àquela
Edilidade, foram notificados pela Câmara Municipal de Loures, que após a ultima demarcação territorial passaram a integrar o Concelho de Loures e consequentemente a ali pagarem os seus impostos. O mesmo sucede com a freguesia da Apelação que pelo mesmo decreto foi integrada no concelho de Lisboa.




Ofício da Câmara Municipal de Lisboa, fevereiro de 1888
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa em resposta ao ofício da Câmara Municipal de Loures, em que é comunicado estar este município pronto a devolver as importâncias recebidas de impostos indiretos da freguesia da Apelação referentes ao 1º trimestre, esperando que a Câmara de Lisboa procedesse da mesma forma, relativamente aos impostos cobrados em qualquer ponto fora da estrada militar, que até à conclusão da estrada da circunvalação, delimitava Lisboa dos Concelhos limítrofes.
 

topo