Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

Documentos com História



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2019-08-01

Documentos com História | Agosto de 2019

Os Primeiros Coretos no Concelho de Loures

Com raízes no Oriente, de onde vieram os primeiros modelos no século XVIII, o coreto instala-se em profusão na segunda metade do século XIX como uma marca na paisagem visual e sonora das povoações portuguesas, da mais pequena aldeia à grande cidade.

Enquanto pólo de animação e lazer, numa praça ou em jardins, o coreto tinha como função permitir que um pequeno conjunto de instrumentistas divulgasse a música a mais vastas audiências que num teatro e a populações menos instruídas que os salões musicais das elites locais. Com alguma frequência, fruto das circunstâncias de cada local, era mais fácil encontrar quem soubesse ler música do que quem tivesse aprendido a ler e a escrever.

Em 1897, um grupo de moradores de Sacavém reuniu-se para pedir licença para construir um coreto no Largo da Saúde. Coberto e de planta hexagonal, é o primeiro coreto registado como tendo sido construído no concelho de Loures. Mais tarde, ainda no século XIX, em 1900 outro coreto será construído em Loures, na Praça Conselheiro Ferreira do Amaral, o nome nesta época do antigo Rocio de Sant’Ana. Os restantes coretos, alguns ainda na forma e local original, foram sendo construídos ao longo do século XX.



Poderá ainda visualizar o documento na página do Facebook "Arquivo Municipal de Loures".

topo