Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

"Documentos com História" | Março de 2018



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2018-03-01

Os Primeiros Paços do Concelho de Loures (1887-1892)

A transferência para Loures da sede do concelho dos Olivais no Largo do Leão, em Lisboa, prevista para o início de 1887, não se realizou imediatamente por não existirem instalações disponíveis para receber serviços públicos. Das iniciativas junto de vários proprietários resultou o arrendamento por quatrocentos mil réis anuais de uma casa na Mealhada pertencente a Domingos António Pereira, tendo a escritura sido realizada em 1 de Abril de 1887 no tabelião Barcelos Júnior, de Lisboa.
 
Após algumas obras de adaptação, entre Maio e Junho de 1887, nesta casa foram instalados os Paços do agora Concelho de Loures e a primeira reunião ocorreu sob a presidência de Anselmo Braamcamp Freire no dia 14 de Julho de 1887, precedida por uma manifestação dos habitantes de Loures que se regozijaram «pela realisação do seu mais ardente desejo, que era o ver estabelecidos na area da sua parochia os paços municipaes do concelho ultimamente creado sobre o nome da povoação de Loures».
 
A 10 de Novembro de 1892, o 2° marquês da Praia e de Monforte, Duarte Borges Coutinho de Medeiros Sousa Dias da Câmara, comunica ter adquirido a casa e solicita a sua imediata desocupação. Apesar do assunto ter sido discutido por a Câmara Municipal recusar o despejo ilegal, aceita-se o desejo do novo proprietário e os serviços públicos são transferidos para um edifício arrendado na Rua Direita, hoje Rua da República.
 
A partir de 1893 a propriedade passa a ser utilizada pelo marquês da Praia e de Monforte, que se dedicará à agricultura, à política local (presidente da Câmara Municipal de Janeiro de 1896 a Dezembro de 1898 e de Janeiro de 1902 a Dezembro de 1904), e ao lugar de Par do Reino na Câmara dos Pares, a partir de 1896. Depois de anos abandonada, uma imobiliária adquire a propriedade e doa à Câmara Municipal, em 2000, os terrenos e a casa da Quinta da Mealhada, nos quais se estabeleceu o Parque Adão Barata e, em 2006, a Assembleia Municipal de Loures.



 Poderá ainda visualizar o documento na página do Facebook "Arquivo Municipal de Loures".

 
topo