Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

"Documentos com História" – Dezembro de 2017



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2017-12-01

1.º de Dezembro de 1640 | Restauração da Independência

Por volta de 1640, a ideia de recuperar a independência de Portugal tornou-se mais evidente e a ela começaram a aderir todos os grupos sociais.

Os burgueses estavam desiludidos, com o seu empobrecimento decorrente dos ataques ao seu território e aos navios, bem como com a concorrência dos holandeses, ingleses e franceses, que lhes havia diminuído os seus lucros.

Os nobres constataram que os seus cargos estavam a ser ocupados pelos espanhóis, tendo perdido privilégios, vendo-se obrigados a alistar-se no exército castelhano, suportando as respetivas despesas.

Nesta conjuntura, um grupo de nobres e burgueses - cerca de 40 conjurados - reuniu-se secretamente, visando encontrar a melhor forma de preparar a revolta contra Filipe IV de Espanha (III de Portugal).
Começou então a organizar-se uma conspiração para derrubar os representantes do rei, em Portugal.

Aproximando-se o Natal de 1640 e aproveitando a partida de inúmeras pessoas, devido à época festiva, os nobres revoltosos convenceram D. João, o Duque de Bragança, a aderir à conspiração.

No dia 1.º de dezembro do referido ano invadiram o Palácio Real, prenderam a Duquesa, obrigando-a a dar ordens às suas tropas para se renderem e mataram Miguel de Vasconcelos.

Neste âmbito, no "Documento com História" do mês de dezembro divulgamos um ofício da Comissão 1.º de Dezembro de 1640, da Sociedade Histórica da Restauração de Portugal, no qual se solicita que o presidente da Câmara de Loures atribua o nome de "1.º de Dezembro de 1640", a uma das ruas deste Concelho, de modo a incutir "no animo do povo o valor de tão notável facto histórico para afirmação da independência da nacionalidade portuguesa."

De referir assim, que no concelho de Loures são diversas as ruas com a designação de "1.º de Dezembro", designadamente nas localidades de Fanhões, São João da Talha, Vila de Rei, Camarate, Milharada, Sacavém e Vila Nova.


 
topo