Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

Arquivo Municipal

4 de Outubro de 1910:



recua
Arquivo Municipal de Loures | 2017-10-04


Há 107 anos, Loures entrava na história nacional. No Centro Escolar Republicano, situado no atual Largo 4 de Outubro, em Loures, reúnem-se António Rodrigues Ascenso, Augusto Moreira Feyo, Jacinto Duarte, Joaquim Augusto Dias, José Ferreira Cleto, José Joaquim Veiga, José Paulo d’Oliveira, Manuel Marques Raso, e outros cidadãos, constituindo a Junta Revolucionária.
 
Pelas 15 horas, ocupam os Paços do Concelho e, pela voz de Augusto Moreira Feyo, declaram a República implantada em Loures: "Com os olhos da alma fitos na redenção desta Querida Pátria, aviltada pela decrépita e corrupta monarquia e aderindo entusiasticamente à revolução republicana que então lavrava em Lisboa, (...) resolveram tomar posse imediata das Repartições Públicas do Concelho auxiliando, por este ato, a implantação da República em Portugal, pela qual estava e estão firmemente decididos a sacrificar até à última gota de sangue".
 
Um dia antes dos restantes municípios portugueses, quando o fim da monarquia ainda se decidia na capital, uma bandeira improvisada com as cores republicanas, o verde e o vermelho, é hasteada nos Paços do Concelho. A ocupação dos Paços do Concelho manteve-se até ao triunfo do movimento republicano em Lisboa, a 5 de outubro. A monarquia chegava ao fim!
 
Assinalamos esta data divulgando um testemunho da época: a ata da Junta Revolucionária do Concelho de Loures de 4 de outubro de 1910.







        
topo