Implantação da República em Loures
Assinalamos hoje mais um aniversário da Implantação da República em Loures. Há precisamente 115 anos, por volta das 14 horas, um grupo de cidadãos reuniu-se no Centro Escolar Republicano de Loures e nomeou uma Junta Revolucionária constituída por Augusto Herculano Moreira Feyo, Joaquim Augusto Dias, António Rodrigues Ascenso, José Ferreira Cleto, José Paulo de Oliveira, Manuel Marques Raso, José Joaquim Veiga e Jacinto Duarte. Movidos por um profundo ideal republicano, decidiram tomar posse imediata das repartições públicas, afirmando estar dispostos a sacrificar «até à ultima gotta do seu sangue» pela causa.
Cerca de uma hora depois, pelas 15 horas, os revolucionários, acompanhados por outros apoiantes, ocuparam os Paços do Concelho e, sem resistência, instalaram-se na sala das sessões. A bandeira republicana – verde e encarnada – foi hasteada na fachada do edifício municipal e um dos membros da Junta proclamou a Implantação da República em Loures.
Enquanto isso, em Lisboa, os confrontos continuavam intensos. Apenas na manhã do dia 5 de outubro o Partido Republicano proclamaria a vitória, marcando o fim do reinado de D. Manuel II e da monarquia constitucional. Nessa mesma tarde, o rei e a família real embarcaram na Ericeira, iniciando o caminho para o exílio.
CML – AML – Série Atas e Documentos de Reuniões de Câmara, 1910