Rede Social
• 2012 | ANO EUROPEU DO ENVELHECIMENTO ATIVO

Educação física, yoga e teatro nos lares e centros de dia do concelho de Loures
 
Como previsto no Plano de Desenvolvimento Social 2012–2013, neste Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, a Rede Social de Loures deu particular importância às ações promotoras de um envelhecimento saudável e do convívio entre crianças, jovens e idosos.

No plano de ação para o ano de 2012 foi assumida a realização de um conjunto de 12 ações em outras tantas instituições que tratam de pessoas idosas, de forma a envolver cerca de 500 idosos e os auxiliares e técnicos que os acompanham em atividades físicas ao ar livre ou no interior das instituições, de acordo com as capacidades físicas e de mobilidade dos utentes, sessões de Yoga do Riso e animações culturais intergeracionais.

Para inverter estilos de vida sedentários, sensibilizando para os benefícios do exercício físico, e promover momentos de diversão e convívio entre diferentes gerações, o secretariado técnico da Rede Social e os parceiros envolvidos – Associação Comunitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Sacavém, Pólo Comunitário Os Amigos de Sempre e Comissão Social da Freguesia de Moscavide – contaram com a colaboração voluntária dos professores Dora Gil (Educação Física), Helena Barradas e Cristina Viegas (Yoga do Riso) e Luís Paniágua (Teatro).

ENVELHECIMENTO ATIVOENVELHECIMENTO ATIVOENVELHECIMENTO ATIVO

ENVELHECIMENTO ATIVOENVELHECIMENTO ATIVO

• TEATRO EM SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS

No dia 21 de junho, o auditório da Igreja de Santo António dos Cavaleiros foi o palco de uma dessas iniciativas intergeracionais.

Na plateia e no público, a alternância entre crianças dos 1º e 2º ciclos e séniores foi uma constante. Participaram idosos do Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros (CECSSAC), do centro de dia da Associação Luís Pereira da Mota e do Lar Cristão.

Os alunos dos 5º e 6º anos apresentaram uma peça que questionava “Onde está a alegria neste mundo tão triste?” e a turma de teatro da Academia dos Saberes – Universidade Sénior de Loures optou pelo humor relatando breves episódios caricatos do quotidiano.

Atividade Intergeracional em Santo António dos CavaleirosAtividade Intergeracional em Santo António dos Cavaleiros

Atividade Intergeracional em Santo António dos CavaleirosAtividade Intergeracional em Santo António dos CavaleirosAtividade Intergeracional em Santo António dos Cavaleiros


• REDE SOCIAL PROMOVE REFLEXÃO SOBRE NOVAS INTERVENÇÕES EM FAMÍLIAS PROBLEMÁTICAS

Com os objetivos de promover a reflexão sobre a intervenção social que se faz no concelho e melhorar os serviços de apoio às famílias, a Rede Social de Loures organizou, no dia 29 de junho, o workshop “Intervir com Famílias Multiproblemáticas Pobres. Estratégias de Sucesso”.

Dinamizado pela EAPN Portugal | Rede Europeia Anti Pobreza, o encontro reuniu duas dezenas de agentes de intervenção social, na sua maioria assistentes sociais afetas ao Atendimento Integrado da Câmara Municipal de Loures e de outras instituições de solidariedade social do concelho.

A partilha de conhecimentos e experiências entre as participantes e Sofia Rodrigues, psicóloga e investigadora na Universidade de Aveiro e formadora da EAPN para este workshop, foi uma constante ao longo do dia, a par da reflexão sobre as práticas e modelos que possam ser mais eficazes ou alternativos aos que mais se aplicam às famílias que apresentam múltiplos problemas.

Sofia Rodrigues considera que “o sistema de apoio formal atravessa, atualmente, um momento de transição na forma de olhar as famílias multiproblemáticas, um dos grupos sociais mais difíceis de ajudar” e propôs-se ajudar as técnicas a repensar a intervenção que tem sido feita, bem como divulgar algumas das soluções que têm alcançado maior sucesso junto das famílias multiproblemáticas, que, em simultâneo, apresentam problemas como o alcoolismo, a delinquência, a depressão, violência doméstica, prostituição, insucesso escolar, doenças crónicas e deficiências.

FAMÍLIAS MULTIPROBLEMÁTICASFAMÍLIAS MULTIPROBLEMÁTICASFAMÍLIAS MULTIPROBLEMÁTICAS