Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

 

JORNADAS DA EDUCAÇÃO

Câmara empenhada em “construir uma escola pública com dignidade”

Câmara construir escola pública dignidade_1

O presidente da Câmara Municipal de Loures participou esta manhã nas VI Jornadas da Educação, nas quais afirmou que a grande prioridade deste mandato, nesta área, é melhorar as condições físicas das escolas, com o objetivo de “construir uma escola pública com dignidade, no concelho”.

  • Câmara construir escola pública dignidade_2
  • Câmara construir escola pública dignidade_3
  • Câmara construir escola pública dignidade_4

Organizadas pela União das Freguesias de Moscavide e Portela e pela Associação Luiz Pereira Motta, estas jornadas realizaram-se no Centro Cultural de Moscavide, com o tema Escola: (re)Evolução, Emoção, Relação e Participação. 

Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Loures reconheceu que “os desafios de hoje são complicados”. “Temos uma conjuntura complicadíssima”, constatou Ricardo Leão, lembrando que à crise pandémica, com a qual “ficou muita gente para trás”, veio entretanto juntar-se uma “crise financeira”. 

Segundo o autarca, uma escola cuja construção podia ter anteriormente um orçamento de 2,5 a três milhões de euros, viu os seus custos dispararem para um valor próximo de seis milhões de euros. “Temos de priorizar o que já era prioritário”, sublinhou Ricardo Leão, confessando que esta “é uma tarefa muito difícil” e pedindo “compreensão” aos agentes educativos.  

Notando que hoje existem no concelho escolas em que chove e nas quais as crianças passam frio, o autarca explicou que a prioridade do mandato, que se prolonga até 2025, será “a questão física das escolas”. Entre as intervenções a desenvolver, o autarca elencou a criação de telheiros para proteger os alunos nos percursos desde a entrada nas escolas até aos edifícios e a colocação de coberturas nos polidesportivos existentes.  

Na sessão de abertura das VI Jornadas da Educação, intervieram também o presidente da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, Ricardo Lima (via vídeo), e o presidente da Associação Luiz Pereira Motta, José Maria Lourenço.

 



regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)